Por O Dia

Rio - Envelhecer ativamente é o tema da 1ª edição do Rio +60, com programação gratuita de palestras, oficinas e serviços para idosos no sábado, em Botafogo. Quem comparecer terá avaliação de equilíbrio, triagem auditiva, aferição de pressão, glicemia capilar, além de orientações sobre prevenção de acidentes e doenças. Massagem e aula de maquiagem também serão oferecidas.

O evento, realizado pelo portal Curso da Vida, contará ainda com uma feira de produtos e serviços para o público sênior. "Os avanços na medicina, o aumento na expectativa de vida e a globalização vieram para desvincular a terceira idade da ideia de recolhimento e improdutividade. A transformação da pirâmide etária brasileira mostra que o Brasil vive uma fase de transição para, nas próximas décadas, transformar-se em um país prioritariamente idoso", explicou Leila Victor, uma das realizadoras do Rio +60.

Entre os palestrantes estão a geriatra Tânia Guerreiro, criadora da Oficina da Memória, as especialistas Ligia Azevedo e Lia Resende, que vão tratar dos cuidados com o corpo, além da professora Amélia Lacombe e Luciano Villanova, sobre a espiritualidade.

Assuntos ligados ao mercado de trabalho, educação e finanças também serão debatidos com executivos do Sebrae e PUC-Rio. "Estudo recente do Ipea mostra que os trabalhadores seniores estão retardando a saída ou retornando ao mercado de trabalho", disse Wanessa Nemer, outra responsável pelo evento, que também terá aulas sobre empreendedorismo e novas tecnologias.

O Rio +60 será das 9h às 18h30, no Centro Cultural João XII, na Rua Bambina 115, em Botafogo.

Você pode gostar
Comentários