Empresários no evento de lançamento da Apresenta Rio, no Aterro do Flamengo - Divulgação
Empresários no evento de lançamento da Apresenta Rio, no Aterro do FlamengoDivulgação
Por O Dia

Rio - Empresários de diferentes áreas lançaram, nesta terça-feira, a Apresenta Rio, associação dos promotores de eventos do setor de entretenimento. O evento aconteceu no restaurante Assador, no Aterro do Flamengo, Zona Sul da cidade, e contou com a presença de aproximadamente 200 convidados de diferentes áreas, além de órgãos e entidades ligados ao setor. 

A iniciativa tem como principal premissa reunir representantes do segmento para debater, formatar ações e buscar soluções para temas prioritários e interesses na área de organização de eventos de esporte, cultura e outras finalidades.  

A Apresenta Rio conta com um perfil diversificado de participantes, que engloba a presença de promotores de eventos, profissionais independentes, fornecedores, patrocinadores, agências de marketing e publicidade, espaço de eventos e outras entidades. A instituição pretende fomentar a cadeia do turismo e melhorar o cenário de atuação, além de reforçar a rede de relacionamentos e parcerias. A Apresenta Rio também nasce com a missão de buscar a melhoria contínua no ambiente de negócios e uma relevante representatividade institucional do setor.

"O setor do entretenimento é o principal vetor de atração de turistas, de geração de empregos e de investimentos na economia do estado do Rio de Janeiro. Apesar do país realizar grandes eventos, possuir inúmeros atrativos e uma vocação natural, o entretenimento como indústria, em geral, ainda é um setor muito jovem no Brasil. O legado dos grandes eventos trouxe aprendizado, promoção e realizações, mas um futuro de continuidade e prosperidade dependerá de como iremos atuar para mantermos essa chama acesa", indica Pedro Guimarães, Diretor Presidente da Apresenta Rio.

Temas recorrentes e relevantes como desburocratização, licenciamento e leis de incentivo já estão na pauta de discussões para este ano. Durante o evento de lançamento, Pedro Guimarães falou sobre os principais pilares da Apresenta Rio.

"Vamos focar no desenvolvimento e compartilhamento de conhecimento (profissional, estratégico e estatístico), propor ações de cooperação através de atuação local e nacional, representação institucional e uma sólida rede de relacionamento. Importante mencionar ações de médio prazo que visam o crescimento econômico e estrutural dos associados como: planos de ações que visam a redução de entraves e expansão. Com essa agenda de ações teremos ferramentas para impulsionar a economia do entretenimento gerando ainda mais negócios, empregos e impostos, desenvolvimento econômico e qualificando profissionalmente o setor com o fomento da cadeia produtiva do turismo no Estado do Rio de Janeiro", explica Pedro.

Entre as empresas que já confirmaram adesão a Apresenta Rio estão grandes marcas envolvidas com o setor de entretenimento, e empresários organizadores dos principais eventos do Rio de Janeiro, como carnaval de rua da cidade, Réveillon de Copacabana, Rio Open de Tênis, Mundial de Surfe, Rock in Rio, ArtRio, Festival do Vale do Café, entre outros. Nomes como Duda Magalhães, da Dream Factory; Abel Gomes, da P&G Cenografia e SRCOM; Alan Adler da IMM integram a associação. Além das empresas do setor privado, a Apresenta Rio contará com a parceria de grandes entidades como a Fundação Getúlio Vargas, Sebrae, Firjan, ABIH, Rio Convention & Bureau, Abeoc, AmCham e Ampro. 

“O nascimento da Apresenta Rio é um passo natural de um setor jovem, que assumiu papel vital na economia do Rio de Janeiro e que, agora, para continuar crescendo, precisa qualificar o diálogo com o poder público e melhorar o ambiente de negócios. O setor de eventos possui uma cadeia produtiva extensa, geradora de muito emprego, arrecadação de impostos e distribuição de renda. Precisávamos de uma representação institucional capaz de articular com outras entidades que também trabalham pelo Rio”, CEO da Dream Factory e Presidente do Conselho da Apresenta Rio.

Abel Gomes, da P&G Cenografia, criador de mais de três mil projetos ao longo de 40 anos de carreira falou sobre a importância de uma associação que engloba diferentes áreas da indústria do entretenimento. 

"A Apresenta Rio nasce com um princípio agregador e isso é muito positivo para o mercado de eventos. A ideia de reunir diferentes perfis de fornecedores, produtores,e afins enriquece muito a discussão e o alcance desse mercado. A troca de experiência e necessidades entre o grande empresário com o produtor independente, os realizadores e patrocinadores, por exemplo, é muito enriquecedora. É fundamental que os eventos na cidade sejam sustentados por empresas com excelência em serviços, capazes de proporcionar experiências únicas e inesquecíveis e acredito que a associação possa colaborar muito pra isso", reforça Abel Gomes.

 

Você pode gostar