
Cinco artesãs do Circuito Rio Ecosol - programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação - estarão presentes neste sábado, dia 4, de 10h às 17 h, da feira Junta Local, que acontece no Refettorio Gastromotiva, na Lapa, Centro do Rio.
Quem passar por lá vai se encantar com a criatividade expressada em roupas, acessórios e artesanatos, que respeitam os princípios do Comércio Justo, a partir do reaproveitamento de tecidos e outros materiais. A expectativa é contribuir e fortalecer a campanha do Rio Comércio Justo, que apoia e investe nos pequenos produtores. O evento contará com aproximadamente 30 barracas, distribuídas entre 20 produtores da Junta Local, quatro empreendedores da Gastromotiva e as cinco artesãs do Rio Ecosol.
Segundo Thiago Nasser, gestor da Junta Local, a ideia é promover interação: "Essa troca de experiência entre os produtores da Junta e Gastromotiva é bastante significativa. É a primeira vez que acontecerá no Refettorio Gastromotiva, um projeto que luta contra a má nutrição e a exclusão social ", explica. A Junta Local é um coletivo de pequenos produtores artesanais e orgânicos que se uniram com o objetivo de democratizar o acesso à comida boa, local e justa.
Para o subsecretário de Desenvolvimento Econômico e Planejamento, Epitácio Brunet, a expectativa é contribuir e fortalecer um mercado que acredita, apoia e investe nos pequenos produtores e no Comércio Justo: “iniciativas como essa contribuem para que pequenos produtores sejam valorizados e possam escoar sua produção para uma população que está cada vez mais consciente e exigente a respeito da cadeia produtiva. São os sonhos tornando-se realidade”.
Serviço:
Feira da Junta Local com participação da Rio EcoSol
Refettorio Gastromotiva
04/08/2018
Das 10h às 17h,
Rua da Lapa, 108 - Centro do Rio de Janeiro
Pagamentos podem ser feitos em dinheiro ou cartão (a maioria dos produtores possuem máquina).