Incêndio destrói o acervo do Museu Nacional - Alexandre Brum
Incêndio destrói o acervo do Museu NacionalAlexandre Brum
Por O Dia

Rio - Candidatos à Presidência da República se manifestaram através das redes sociais sobre o incêndio que destruiu, na noite deste domingo, o Museu Nacional do Rio de Janeiro, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão. Bombeiros de pelo menos quatro quartéis atuaram no combate às chamas. 

O Museu Nacional é um dos símbolos da cultura brasileira e é a primeira instituição museológica e de pesquisa do Brasil. Em 6 de junho de 2018, ele completou 200 anos e contava com um acervo de mais de 20 milhões de itens, subdivididos em temas como antropologia, botânica, entomologia, geologia e paleontologia. Entre as peças está o fóssil humano mais antigo do Brasil, a Luzia; um acervo da época imperial, como móveis e o diário da princesa Leopoldina; a primeira coleção de múmias egípcias da América Latina; o Bendegó, o maior meteorito já encontrado no Brasil; a história dos povos indígenas, entre outros itens. 

Álvaro Dias (Podemos)

Ciro Gomes (PDT) 

"Vamos ajudar a atenuar esta tragédia que o desgoverno no Brasil permitiu acontecer contra nosso mais caro patrimônio histórico."

João Amoêdo (Novo) 

Guilherme Boulos (PSOL) 

Henrique Meirelles (MDB) 

Geraldo Alckmin (PSDB) 

Marina Silva (Rede) 

 

João Goulart Filho (PPL)

"O incêndio do Museu Nacional é um crime contra o patrimônio brasileiro, que tem culpados: os cortes dos últimos governos à ciência, à cultura, à educação."

Fernando Haddad (PT) -candidato a vice-presidente

"Instituto Butantã, Museu da Língua Portuguesa, Escola de Artes e Ofícios, Museu do Ipiranga e, agora, o Museu Nacional. Lamentável o descaso com o patrimônio histórico."

O presidente Michel Temer também lamentou, na noite deste domingo, o incêndio que atingiu o Museu Nacional do Rio de Janeiro. Em nota, ele lembrou que foram "perdidos 200 anos de trabalho, pesquisa e conhecimento". Temer classificou o episódio como perda "incalculável".

"Incalculável para o Brasil a perda do acervo do Museu Nacional. Hoje é um dia trágico para a museologia de nosso país. Foram perdidos duzentos anos de trabalho, pesquisa e conhecimento". Em seguida, a nota afirma que: "O valor para nossa história não se pode mensurar, pelos danos ao prédio que abrigou a família real durante o Império. É um dia triste para todos os brasileiros".

Você pode gostar