Segundo dados do ISP, mortes por intervenção policial cresceram 150% em um ano - Severino Silva / Agência O Dia
Segundo dados do ISP, mortes por intervenção policial cresceram 150% em um anoSeverino Silva / Agência O Dia
Por O Dia

Rio - A próxima Unidade de Polícia Pacificadora a ser desativada será a Camarista-Méier, no Complexo do Lins, na Zona Norte do Rio. A partir desta terça-feira, a unidade passará por um processo de realinhamento e será integrada ao 3º BPM (Méier). Essa é a quinta UPP a ser extinta desde o início da intervenção federal na segurança do Rio.

Segundo a Polícia Militar, após o fechamento, a comunidade ganhará uma companhia destacada integrada ao batalhão. Durante os procedimentos de reestruturação, serão avaliados os aparatos logísticos e operacionais da UPP a serem aproveitados na nova estrutura.

Durante um anúncio em junho, o porta-voz da Polícia Militar, major Ivan Blaz, disse que o modelo de policiamento da UPP falhou, ganhando somente no campo social, que terá esta abordagem mantida com os programas realizados nas regiões "pacificadas". Mas a política de enfrentamento será retomada.

"São questões que precisam ser tratadas no campo operacional e não ideológico. Tem muito trabalho e essas ações precisam ser eficazes. Hoje precisamos retomar esse ar de segurança. (...) Os desafios são muitos, a gente observa que, principalmente no combate a criminalidade da região, nós temos situações flagrantes que precisamos combatê-las. A UPP não estava apresentando resultados", finalizou.

Você pode gostar