Dez são presos por agiotagem no Rio em operação da Secretaria de Segurança - Divulgação / Secretaria de Segurança
Dez são presos por agiotagem no Rio em operação da Secretaria de SegurançaDivulgação / Secretaria de Segurança
Por O Dia

Rio -Nove pessoas foram presas em cumprimento de mandado de prisão e uma outra foi presa em flagrante  por agiotagem durante uma operação nesta segunda-feira, da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e de Inquéritos Especiais (Draco/IE), com apoio da Subsecretaria de Inteligência (Ssinte) da Secretaria de Segurança e da Polícia Judiciária da Força Nacional, no Centro do Rio e em São Gonçalo, na Região Metropolitana.

De acordo com os agentes, o objetivo era desarticular uma organização criminosa, responsável pela prática de empréstimos a juros abusivos e extorsões. Centenas de planilhas foram apreendidas, além de telefones celulares com chamadas referentes aos empréstimos, computadores e documentos variados.

Segundo as investigações, o grupo era formado por três núcleos principais: o primeiro realizava diretamente os empréstimos. O segundo atuava na cobrança, inicialmente através de ligações telefônicas, em que os integrantes se apresentavam como “agiotas”. Eram utilizados vários nomes: Dr. França, Dr. Valadares, Dr. Maurício, Dr. Willian, Dr. Teodoro, Dr. Matias, Dr. Carlos, Dr. Gustavo, Dr. Rodrigo Nogueira entre outros.

Já o terceiro núcleo, de acordo com a polícia, era formado pelos responsáveis pelos saques em caixas eletrônicos e bancos, nas contas- correntes de pessoas que sofreram a extorsão.

Segundo o Delegado Alexandre Herdy, titular da Draco a organização criminosa atuava há pelo menos três anos. "Centenas de pessoas, em vários municípios do estado, foram vítimas dessa organização criminosa. Alguns dos agiotas se identificavam como Inspetores de policia e policiais civis lotados na Corregedoria. Com a prisão desses integrantes, acreditamos que outras vítimas procurem a polícia", afirma o delegado.

Além de cobrarem valores abusivos e juros sobre juros, os investigados intimidavam as vítimas (ex-clientes), seus familiares e amigos próximos, ameaçando colocar os “cobradores de rua” para ir às residências retirarem pertences para quitação dos valores devidos.

Você pode gostar