Página de Instagram indica os melhores lugares para aliviar as necessidades no Rio de Janeiro - Reprodução / Instagram
Página de Instagram indica os melhores lugares para aliviar as necessidades no Rio de JaneiroReprodução / Instagram
Por Luana Benedito e *Luiz Franco

Rio - Uns preferem não falar sobre o assunto, outros fingem que não fazem, mas a verdade é que, quando a necessidade aperta, todos procuram o banheiro mais próximo. Pensando em locais possíveis para a hora da urgência, o coordenador de marketing Thiago Maia, de 30 anos, criou um perfil de nome impublicável, mas altamente útil, no Instagram. Além de informar quais são os "melhores" sanitários da cidade, ele compartilha experiências de usuários e informa quais toaletes estão fora de operação. 

Criado há duas semanas, o perfil já conta com mais de 12 mil seguidores e dá dicas valiosas para os momentos de aperto. O Tribunal Regional do Trabalho, por exemplo, foi muito bem avaliado: "banheiro deserto, limpíssimo, com protetor de assento e papel fininho", informa uma postagem.

Segundo Thiago, a ideia foi sugestão do cunhado, que viu página semelhante em Brasília e o instigou a criar uma com dicas de banheiros do Rio. Após uma pesquisa de campo com amigos para saber qual é "a sensação de estar desesperado e não ter onde aliviar", o perfil foi criado, com uma dica inicial sobre o banheiro da plataforma 13 da Central do Brasil. 

A página avalia banheiros de locais públicos, quase todos gratuitos, como estações da SuperVia, Tribunal de Justiça, Ministério do Trabalho, Câmara Municipal, Alerj, além de centro culturais, aeroportos, universidades e shoppings. “O foco é a utilidade pública, porém com uma leve pegada de humor”, afirma Thiago.

Formado em jornalismo, ele usou a experiência em marketing digital para divulgar a página. "Fui em alguns perfis que imaginei que poderiam divulgar e segui ,ou simplesmente mandei uma mensagem falando: ‘bom dia, cagão’. Em seguida alguns perfis de Facebook postaram o print e a página explodiu", revela.

Porém, Thiago não imaginava que o sucesso viria tão rápido. "Tinha feito um planejamento para fechar setembro com mais de 1 mil e chegar em dezembro tendo entre 5 e 7 mil seguidores", comemora. "A página teve grande aceitação e através de relatos vi o quanto as pessoas sentem falta de locais para ir na hora do aperto. Os seguidores mandam dicas de locais bons, locais que não vale a pena e até banheiros para 'frequentar' caso estejam fora do Brasil. Uns anexam a foto do banheiro citado e outros não. Além de muitos relatos engraçados."

"A página serve, de certa forma, como uma ferramenta para cobrar melhorias nesses locais, além de orientar a população carioca para que saiba aonde ir na hora do sufoco. Queremos que os seguidores nos digam se os locais oferecem condições dignas, afinal isso é algo que atinge a todos e acreditamos que todos merecem ir ao banheiro com dignidade", conclui Thiago, com bom humor.

*Estagiário sob supervisão de Ricardo Calazans

Você pode gostar