Comerciantes do Mercado São José são despejados

Imóvel é alvo de uma disputa judicial desde 1993

Por *Caio Cardoso

Comerciantes do Mercadinho São José são despejados, em Laranjeiras, na Zona Sul
Comerciantes do Mercadinho São José são despejados, em Laranjeiras, na Zona Sul -

Rio - Comerciantes do Mercado São José, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio, foram despejados na manhã desta segunda-feira, por oficiais da Justiça Federal para que o imóvel seja devolvido ao INSS, dono do espaço. O espaço, que é um pólo cultural do bairro carioca, é alvo de uma disputa judicial desde 1993. 

Agentes da Polícia Federal auxiliaram a desocupação do imóvel, com três caminhões. Tapumes foram colocados nas entradas do mercadinho. 

Comerciantes do Mercadinho São José são despejados, em Laranjeiras, na Zona Sul - Armando Paiva / Agência O Dia

O diretor cultural do Mercado São José, Carlos Newton, contesta a decisão judicial. "A posse do comércio não é do INSS e sim da Secretaria Estadual de Cultura. O juiz deu ordem erradamente de fechamento porque 11 boxes não recorreram à Justiça", afirma o homem que ocupa o cargo há 20 anos. 

Ainda segundo Newton, quatro boxes estão protegidos por mandado de segurança. "O mandado tem o poder de sustar a decisão judicial", explica o diretor cultural. 

O comerciante Wagner Alves Sanches se preocupa como os funcionários do Mercadinho irão sobreviver após o despejo. "Eu trabalho há mais de dez anos vendendo pizza artesanal, dentro do mercado tem mais de 60 funcionários e fico pensando agora como essas famílias irão sobreviver depois desse despejo. Oito comerciantes com as portas fechadas e vão ter que honrar com o compromisso da compra das mercadorias, luz, gás e aluguel de casa", lamenta. 

Atração turística e histórica da Rua das Laranjeiras, o Mercado já recebeu visitas ilustres, como Tom Jobim, que foi homenageado no local, em 1994 quando recebeu a medalha Pedro Ernesto. Também se deu ali, em 1995, a fundação do bloco carnavalesco carioca "Imprensa Que Eu Gamo", que até hoje costuma se concentrar no local.

*Estagiário sob supervisão de Gustavo Ribeiro

Galeria de Fotos

Comerciantes do Mercadinho São José são despejados, em Laranjeiras, na Zona Sul Armando Paiva / Agência O Dia
Fechamento do Mercadinho São José, na Zona Sul Armando Paiva / Agência O Dia
Carlos Newton: 'ordem errada' Armando Paiva / Agência O Dia
Mercado recebeu Tom Jobim, BB King, Luiz Melodia e Moraes Moreira FOTOS DE Armando Paiva

Últimas de Rio de Janeiro