Eduardo Paes tecnicamente empatado com Romário

Em pesquisa do Ibope, ex-prefeito do Rio está três pontos na frente de Romário na intenção de votos. Garotinho aparece em terceiro

Por WILSON AQUINO

Paes (esq) tem 23% das intenções e Romário aparece com 20% -

O ex-prefeito do Rio, Eduardo Paes (DEM), aparece na frente das intenções de voto ao Governo do Estado, segundo pesquisa divulgada ontem pelo Ibope. Paes tem 23% das intenções de voto, três pontos percentuais a mais do que o candidato Romário (Podemos), mas tecnicamente empatado, e 11 de dianteira contra o ex-governado Anthony Garotinho (PRP).

Tarcísio Motta (Psol) surge na sequência, com 5% das intenções de voto, seguido pelo candidato Índio (PSD), com 4%. Pedro Fernandes (PDT) e Marcelo Trindade (Novo) aparecem empatados com 2%. Márcia Tiburi (PT), André Monteiro (PRTB), Dayse Oliveira (PSTU) e Wilson Witzel (PSC) têm 1%, de acordo com o Ibope.

A pesquisa ouviu 1.204 eleitores, em 39 municípios de todas as regiões do estado, com 16 anos ou mais, entre os dias 7 e 9 de setembro.

No levantamento anterior, feito entre 17 e 20 de agosto, Romário liderava com 14%, enquanto Paes aparecia empatado com Garotinho, com 12%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Na pesquisa espontânea, quando o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos, Eduardo Paes também está na frente dos demais candidatos, com 11% das intenções. Nessa mesma modalidade da pesquisa, Garotinho aparece na segunda posição, com 7% contra 6% de Romário.

O Ibope também mediu a taxa de rejeição, quando o eleitor afirma em qual dos candidatos não votaria de jeito nenhum. Nesse item, os entrevistados puderam escolher mais de um nome. O líder de rejeição é Garotinho, com 50%. Eduardo Paes vem em seguida, com 27%, e Romário surge logo depois com 22%.

A pesquisa também apontou cenários em caso de segundo turno. De acordo com o Ibope, Paes ganharia tanto de Romário (37% a 31%), quanto de Garotinho (41% a 20%). No eventual confronto entre Romário e Garotinho, no segundo turno, o candidato do Podemos ganharia a disputa: 40% contra 21%.

A pesquisa do Ibope foi registrada no TRE: RJ-01952/2018, e no TSE: BR-08034/2018.

 

Galeria de Fotos

Paes (esq) tem 23% das intenções e Romário aparece com 20% Arquivo O Dia
Quando for questionado sobre aliança com o ex-correligionário, Eduardo Paes afirmará que adversários também já foram aliados do ex-governador Sério Cabral Tânia Rego/ Agência Brasil

Comentários

Últimas de Rio de Janeiro