Rio - O site oficial do Partido Republicano Progressista (PRP) foi hackeado, na tarde desta terça-feira. O ataque, assinado pelos hackers Marsterofdreams e Morpheus, foi feito diretamente ao candidato do PRP ao governo do Rio, Anthony Garotinho, e aconteceu dias após o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) indeferir o pedido de registro da candidatura do candidato com base na Lei da Ficha Limpa.
No início da página era possível ver uma mensagem em apoio ao Juiz Sérgio Moro – que comanda o julgamento em primeira instância dos crimes identificados na Lava Jato. Os hackers ainda divulgaram os dados pessoais de Garotinho, como nome, CPF, RG e data de nascimento.
No final da página, a seguinte mensagem aparecia: "Palavras do calhorda: Não sou considerado ficha suja, não houve enriquecimento ilícito, isso tá dito na própria sentença", e finalizaram: “Você foi Hackeado! Não vamos sossegar! Nós somos uma legião! Nós somos o POVO”.
De acordo vice-presidente do Partido Republicano Progressista, Demerval Casemiro, as medidas cabíveis já estão sendo tomadas, mas descobrir os autores não é uma tarefa tão simples. "Fizemos a denúncia e vamos fazer com quem as autoridades cibernéticas responsáveis possam tomar uma providência. Por mais que tenha sido contra o candidato, não é um processo tão simples. Vai acabar a eleição e não vamos descobrir os autores. Não depende exclusivamente do partido".
Em nota, a assessoria de comunicação do candidato Anthony Garotinho informou que ele segue fazendo campanha normalmente e que o mesmo continua sendo candidato até que o julguem.
*Estagiária sob supervisão de Thiago Antunes