Eduardo Galves, do QG, elogia estudos online, mas recomenda atenção e compromisso com horários - DIVULGAÇÃO
Eduardo Galves, do QG, elogia estudos online, mas recomenda atenção e compromisso com horáriosDIVULGAÇÃO
Por FRANCISCO EDSON ALVES

RIO - As redes sociais, que já fazem parte do dia a dia dos jovens brasileiros, passaram a ser ferramentas importantes na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A possibilidade de se estudar nos horários mais convenientes, tirar dúvidas e trocar experiências com outros estudantes e professores são as maiores vantagens dos grupos online.

Somente os chamados Facegrupos do Curso Descomplica têm 300 mil estudantes, 56 mil deles só focados em Redação. Já o Qconcursos.com, maior plataforma do Brasil de estudos para processos seletivos acadêmicos, tem 7 milhões de usuários ativos e bancos de dados com 800 mil questões. A renomada plataforma virtual QG do Enem, por sua vez, tem mais de 270 mil inscritos e 11 milhões de visualizações no canal do curso no YouTube.

O site do Qconcursos.com facilita também a interação entre alunos e professores, estimulando os estudos. O método se concentra nas questões objetivas, fechadas ou de múltipla escolha. Os alunos podem responder às questões, interagir, criar e comentar posts na timeline.

"Essa interação é uma ferramenta incrível para o aprendizado. Eles criam grupos em diversos canais para discutirem experiências em busca de soluções das questões", comenta Fernando Bentes, diretor acadêmico do Qconcursos.com, que tem média de 2 milhões de resoluções de problemas diários.

A aluna Nivia Maria Santos, de 31 anos, usa a plataforma. Ela já foi aprovada em dois concursos. "As trocas de respostas nos estimulam sempre a pesquisar", justifica a estudante.

Eduardo Valladares, coordenador pedagógico do Descomplica, ressalta que um dos pilares do curso é justamente a rede de apoio entre os próprios alunos. "Nós usamos o Facebook, por exemplo, como plataforma de recursos para a transmissão de vídeos, arquivos e documentos", explica.

Lucas Calazans, estudante do Descomplica que quer cursar Medicina, conta que troca ideias num grupo de 12 estudantes. "A ajuda mútua nos dá mais confiança e só nos faz crescer", garante.

Com o lema 'Estude do seu jeito. Saia na frente!', os alunos do QG organizam seus grupos. Mas sempre orientados por professores. "Alertamos para dois pontos: compromisso com a rotina de estudos e cuidado com as distrações", destaca o professor Eduardo Galves, lembrando que um dos principais benefícios de se estudar online é o financeiro, já que os gastos são bem menores que cursos presenciais.

 

Você pode gostar
Comentários