Proposta foi enviada pelo então presidente Michel Temer ao Congresso logo após o episódio do incêndio que destruiu o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, em setembro - Severino Silva
Proposta foi enviada pelo então presidente Michel Temer ao Congresso logo após o episódio do incêndio que destruiu o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, em setembroSeverino Silva
Por O Dia

Rio - A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) assinou na manhã desta sexta-feira, o contrato com a empresa Concrejato para obras de emergência no Museu Nacional, em São Cristóvão, Zona Norte do Rio. A assinatura foi efetivada após a liberação de R$ 8,9 milhões pelo Ministério da Educação (MEC) na tarde desta quinta-feira. O museu foi destruído por um incêndio no início de setembro.

De acordo com a UFRJ, a preparação do canteiro de obras começa na tarde de hoje e as primeiras intervenções envolvem o reforço estrutural de paredes e áreas com risco de desabamento. Posteriormente, será instalada cobertura no edifício.

A primeira fase das obras no Museu será para escoramento, estruturação, instalação de telhado e proteção do edifício. A etapa seguinte, de projetos no interior do palácio, deve receber cerca de R$ 5 milhões do MEC, segundo a instituição.

Festival neste fim de semana

Neste sábado e domingo, das 10 às 17h, o Museu Nacional apresenta o festival "Museu Nacional Vive", na Quinta da Boa Vista. A população poderá conhecer parte do acervo preservado do Museu, de aproximadamente dois milhões de peças. O evento encerra a semana da 12ª Primavera de Museus.

Você pode gostar