Nova frota de veículos da Guarda Municipal foi entregue nesta segunda-feira na sede da instituição, em São Cristóvão - Maíra Coelho / Agência O Dia
Nova frota de veículos da Guarda Municipal foi entregue nesta segunda-feira na sede da instituição, em São CristóvãoMaíra Coelho / Agência O Dia
Por O Dia

Rio - A Guarda Municipal (GM) do Rio recebeu, nesta segunda-feira, uma nova frota de veículos para fazer o patrulhamento pela cidade. Os 287 veículos alugados, entre carros e motocicletas da instituição, também trocou a cor bege pelo azul. A "nova" cor, usada pela GM por dez anos, de 1993 a 2003, segue recomendação do Estatuto das Guardas Municipais, que padroniza o uso de uniformes e equipamentos em azul-marinho.

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, participou da entrega e disse que o aumento representa mais segurança à população carioca. A renovação da frota através de um contrato de locação foi possível através de recursos do Fundo Especial de Ordem Pública, administrado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop). O novo prazo é de 24 meses, no valor de R$ 20.789.570,40, que inclui também a manutenção preventiva e corretiva. A frota atual, de 2015, está sendo substituída conforme prevê o contrato de veículos operacionais, que, por serem de uso severo, têm maior desgaste e vida útil inferior à de um carro particular.

São os seguintes os 287 veículos alugados, que se somam aos 153 carros próprios da Guarda Municipal, cuja frota total é de 440:

• 110 carros leves;

• 88 picapes (26 pequenas e 62 grandes, uma delas para transporte de cães);

• 31 vans (uma também adaptada para cães);

• 58 motocicletas (modelos Honda XRE 300 cilindradas e Honda NC 750 cilindradas).

Nova frota de veículos da Guarda Municipal foram entregues nesta segunda-feira na sede da instituição, em São Cristóvão - Maíra Coelho / Agência O Dia

Os veículos da Guarda são empregados na rotina diária de patrulhamento e também nas diversas missões realizadas em todas as regiões da cidade, como na fiscalização do trânsito, visitas às unidades escolares, ações nas praias e em pontos turísticos e também em praças, parques e nas áreas de preservação ambiental, entre outros.

"Retornar a cor azul é um sonho antigo da instituição porque a nossa identificação se perdeu no tom cáqui, que é muito claro. É importante destacar que essa mudança não teve custo para a prefeitura, porque o contrato de locação já previa a renovação da frota. Então, agora teremos carros novos e, em breve, faremos a aquisição dos uniformes que virão na cor azul marinho e com certeza fará toda a diferença na nossa cidade", declarou a comandante da Guarda Municipal do Rio, inspetora geral Tatiana Mendes.

O prefeito Marcelo Crivella participou da cerimonia de entrega da nova frota de carros da Guarda Municipal - Maíra Coelho / Agência O Dia

SOBRE O FUNDO ESPECIAL DE ORDEM PÚBLICA

O Fundo Especial de Ordem Pública (Feop) foi criado pela Lei Municipal nº 6.235, de 25/08/2017, regulamentada pelo decreto nº 43.583, de 28/08/2017. O Feop tem como principais objetivos a modernização e capacitação da Guarda Municipal; contratação de policiais militares, via PROEIS, para atuação em conjunto com a GM-Rio; implantação e ampliação do programa Rio Mais Seguro; entre outros. O Fundo é composto pelas receitas destinadas pela Lei Orçamentária Anual; 100% das receitas dos serviços de remoção, leilão e estádia de veículos, e de multas aplicadas no transporte remunerado irregular de passageiros e no VLT; 50% das receitas do Programa Lixo Zero; 30% das multas de trânsito; entre outras fontes.

Você pode gostar