Vereadora Marielle Franco, assassinada em março de 2018 - Reprodução
Vereadora Marielle Franco, assassinada em março de 2018Reprodução
Por O Dia

Rio - A Anistia Internacional lançou, nesta terça-feira, dia Nacional da Consciêcia Negra, um vídeo que reconhece a importância de Marielle Franco. Nas imagens, cinco mulheres – mãe, irmã, amiga, professora e uma estudante ativista – contam os aprendizados na convivência com a parlamentar assassinada em março deste ano.

No vídeo intitulado "Marielle, semente", a mãe da vereadora fala da teimosia da filha em entrar na política. "Nem ela imaginaria que pudesse entrar na política direto como parlamentar, mas Marielle era teimosa e sabia o que queria".

Ainda nas imagens, a irmã, uma professora e uma estudante contam que Marielle queria mudar o mundo. "Ela projetava o futuro, ela não tinha uma perspectiva que não fosse comunitária. Ela espalhava o sentido de ser coletivo", disse a professora.

O vídeo faz parte da maior campanha internacional de direitos humanos do mundo, a Escreva por Direitos (Write for Rights). Em 2018, a campanha tem como foco mulheres defensoras de direitos humanos, destacando que a discriminação, o abuso, a intimidação e a violência afetam de forma desproporcional as mulheres.

Confira o vídeo na íntegra:

Você pode gostar