Traçante passa próximo a helicóptero - Reprodução Facebook
Traçante passa próximo a helicópteroReprodução Facebook
Por O Dia

Rio - Vídeos publicados nas redes sociais, nesta quarta-feira, mostram um helicóptero da Polícia Civil sendo alvo de disparos de criminosos durante uma ação para combater a venda ilegal de gás, no Complexo da Penha, na Zona Norte do Rio. Nas imagens publicadas pela página "Onde Tem Tiroteio-RJ", é possível ver a aeronave fazer rasantes próximo a residências enquanto se ouve um intenso tiroteio.

 

Policiais civis da 44ª DP (Inhaúma) fazem a operação "Butano" desde o início da manhã contra uma quadrilha que pratica o monopólio de venda ilegal de gás e também o tráfico de drogas em favelas da Zona Norte do Rio. A ação tem o objetivo de cumprir 17 mandados de prisão e 25 de busca e apreensão no Morro do Engenho da Rainha, no Complexo da Penha e do Alemão. Pelo menos 13 pessoas já foram presas em cumprimento aos mandados, entre eles dois policiais militares que recebiam propina para fazerem vista grossa aos crimes. Outros dois foram detidos, mas depois liberados.

Os militares são um sargento, identificado como Marcos Alexandre, e um soldado. Segundo as investigações, os criminosos impõem o monopólio da venda de gás e impedem a concorrência através de ameaças. Apenas um distribuidor estava autorizado a fornecer o produto nas regiões sob domínio da quadrilha e os comerciantes tinham que comprar dele. O esquema era comandado por Marcelo Fonseca de Souza, o Marcelo Xará. Ele foi preso em uma casa de luxo em Belém do Pará, Norte do país. O filho do criminoso também é alvo da ação e está foragido.

De acordo com as investigações, o gás era vendido a R$ 60, mas dias considerados "de pico", como finais de semana, dias de jogo e feriados, chegava ao valor de R$ 80. Os envolvidos serão indiciados por organização criminosa, extorsão, crime contra o consumidor e lavagem de dinheiro. Todos os presos estão sendo levados para a Cidade da Polícia.

Você pode gostar