Governador eleito Wilson Witzel falou sobre prisão de Pezão - Daniel Castelo Branco / Agência O Dia
Governador eleito Wilson Witzel falou sobre prisão de PezãoDaniel Castelo Branco / Agência O Dia
Por ADRIANA CRUZ

Rio - Pela primeira vez na história da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) um agente vai comandar a pasta. O coordenador de Saúde Ocupacional, André Caffaro Andrade, foi o escolhido pelo governador Wilson Witzel, do PSC. Embora não tenha sido anunciado oficialmente, Caffaro já está fazendo o trabalho de transição com a atual equipe. Outros quatro secretários foram anunciados.

Caffaro vai substituir o atual secretário David Anthony que foi escolhido para comandar a Seap pelo Gabinete de Intervenção Federal. A escolha de um agente para o cargo era um promessa de campanha do governador eleito. Nos bastidores, Caffaro é considerado um bom agente, mas nunca teria comandado uma unidade prisional. Formado em Odontologia, ele é cirurgião-dentista e coordenada a saúde ocupacional desde de 2016. Com a escolha do novo secretário da Seap, Witzel fechou a cúpula da Segurança. Para secretários da Polícia Civil e Militar, o governador eleito escolheu, respectivamente, o delegado Marcus Vinícius Braga e o coronel Rogério Figueiredo de Lacerda.

Na escolha do novo staff, os militares podem até terem opinado, mas o fato é que nenhum dos que ocupam cargos na atual estrutura da Segurança foi mantido.

Mulheres: Ambiente e Direito Humanos

Witzel anunciou as primeiras mulheres que vão integrar seu governo. A bióloga Ana Lúcia Santoro fica com a Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade e a jornalista Fabiana Bentes assume a pasta do Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

Witzel confirmou o médico e diretor-geral do Hospital Pedro Ernesto, Edmar Santos, na Saúde; e o engenheiro agrônomo e bacharel em Direito Luiz Claudio Rodrigues de Carvalho na Fazenda. Estão confirmados 12 secretários do futuro governo.

Witzel destacou o caráter técnico do seu governo. Ana Lúcia garantiu que assume com seriedade e conhecimento técnico. "O nome da secretaria agora é do Ambiente e Sustentabilidade e esta é a palavra agregadora entre desenvolvimento econômico e comprometimento ambiental". Fabiana Bentes se disse motivada: "Entrei na comunidade da Maré em 2015 com o objetivo de fazer bastante coisa. Não consegui fazer tudo, mas vou continuar tentando". Carvalho disse que o desafio é implantar uma política fiscal austera: "Trata-se de uma agenda de reconstrução e renegociação das condições fiscais do Estado".

"Vamos trabalhar com transparência, liderança participativa e eficiência na gestão. E buscar essa discussão para integrar os diferentes atores que atuam na saúde", disse o futuro secretário de Saúde.

Documento chega em casa

Também foram anunciados o engenheiro Uruan Cintra de Andrade para a presidência do DER e Luiz Carlos das Neves, novo presidente do Detran. Uma das primeiras medidas de Neves será o fim da vistoria anual. Quarta-feira, em reunião com o deputado estadual eleito Léo Vieira (PRTB), Witzel garantiu que a vistoria acaba em janeiro.

"O governador eleito me assegurou que, a partir do ano que vem, pagou o IPVA recebe o documento em casa", disse Léo, enfatizando que a defesa dessa bandeira foi um ponto comum na campanha dele e de Witzel. "Isso (vistoria) chateava o usuário", destacou.

Você pode gostar
Comentários