Cais do Valongo recebe título de Patrimônio Mundial da Unesco - Reprodução / Twitter
Cais do Valongo recebe título de Patrimônio Mundial da UnescoReprodução / Twitter
Por Meia Hora

Rio - A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) entregou nesta sexta-feira, às 10h, o título de Patrimônio Mundial da UNESCO do sítio arqueológico Cais do Valongo, na abertura do Seminário Internacional Cais do Valongo Patrimônio Mundial - Desafios de Gestão e Interpretação, realizado no Museu de Arte do Rio (MAR).

A cerimônia contou com a presença representantes de instituições federais, estaduais e municipais, assim como para membros da sociedade civil. O título foi entregue pela diretora e representante da UNESCO no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, que ressaltou a importância desse reconhecimento:

"Os negros no Brasil constituem a maior diáspora fora da África. O reconhecimento do sítio do Cais do Valongo é universal. Ao relembrar, a gente pode dizer 'nunca mais' porque a humanidade não pode assistir silenciosa a violações de direitos humanos".

Durante a cerimônia, o prefeito do Rio, Marcelo Crivella comentou a importância do título: "Preservar o Cais do Valongo e homenagear a região é o mínimo que podemos fazer. O Brasil não existiria sem o negro". Ele ainda reforçou a riqueza do sítio para a humanidade.

"Nossa sociedade tem ainda uma dívida histórica. Nós, da Prefeitura do Rio de Janeiro, temos o compromisso de manter essa memória. O Valongo passa a ser uma riqueza universal. Que a gente conte essa história em todas as escolas, todas as universidades e nas igrejas também", afirmou o prefeito.

O Cais do Valongo vai passar por obras de conservação e revitalização que devem durar cerca de dois anos. Serão realizados a restauração do pavimento original de pedras, a drenagem das águas da chuva e o reforço estrutural de paredes e fundações. O objetivo é que as ruínas funcionem como um museu a céu aberto.

No Seminário, foi feito o anúncio oficial do apoio americano para as obras de conservação, com financiamento de US$ 500 mil (cerca de R$ 2 milhões). Esse valor será proveniente da Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil, com recursos do Fundo dos Embaixadores dos EUA para Preservação Cultural. Além desses, outros parceiros contribuirão como o Instituto de Desenvolvimento e Gestão e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Descoberto em 2011, o Sítio Arqueológico Cais do Valongo foi inscrito na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO em 2017. Localizado na antiga área portuária do Rio de Janeiro, o cais foi construído para o desembarque de africanos escravizados e, ao todo, contou com a passagem de quase 1 milhão africanos pelo local.

Você pode gostar