Paulo Messina é pré-candidato à Prefeitura do Rio pelo MDB - DIVULGAÇÃO
Paulo Messina é pré-candidato à Prefeitura do Rio pelo MDBDIVULGAÇÃO
Por O Dia

Rio - O secretário da Casa Civil municipal, Paulo Messina, culpou a maré alta no mar, associada ao grande volume de chuva, pelo caos que ficou a Zona Sul do Rio na manhã desta segunda-feira.

De acordo com Messina, os transtornos causados pelas chuvas entre o fim da noite de domingo e madrugada desta segunda-feira já tinham sido controlados, mas o grande volume do temporal que começou por volta das 5h na região da orla provocou os alagamentos e congestionamentos da manhã.

"Ontem (domingo), às 23h40, choveu muito forte no Tanque, Praça Seca, Jacarepaguá e Santa Cruz. E por volta das 3h tudo já estava controlado. Mas, infelizmente, por volta das 5h da manhã começou uma chuva muito forte na Zona Sul, e essa combinação da maré alta com o nível da Lagoa alto fez um estrago ali na região. O problema todo foi a chuva ter atingido na hora de rush. A chuva caiu mais forte na Zona Sul e justamente no período em que a maré tava alta, e a Lagoa estava cheia", disse o secretário.

De acordo com o chefe da Casa Civil, até 8h30 todas as demandas já haviam sido zeradas e foram registrados 25 bolsões de água pela cidade. Moradores da Lagoa reclamaram que as comportas para liberar o volume de água não foram abertas, mas o secretário negou e explicou o que aconteceu.

"Não é tão simples assim de a Lagoa estar cheia, vamos abrir a comporta e jogar no mar. Ela é um ecossistema e temos que ter diversos cuidados, não pode abrir sem ter os cuidados que o pessoal da Rio Águas sabe ter. Ali tem diversos engenheiros que trabalham há décadas com isso e sabem a hora certa de abrir. Infelizmente, a gente pegou o momento do pico de chuva e da maré alta, tanto é que rapidamente a cidade se recuperou. Mas as comportas foram abertas", falou.

Você pode gostar