Feira vai reunir empresas fornecedoras de produtos e serviços - Divulgação
Feira vai reunir empresas fornecedoras de produtos e serviçosDivulgação
Por *Caio Cardoso

Rio - A cidade do Rio vai receber a segunda edição do evento SESC SENAC Apresentam Cidade PCD, que reunirá atrações voltadas para pessoas com necessidades especiais. Na programação, atividades variadas e gratuitas, que terão início na próxima segunda-feira, 3 de dezembro. Também está programada nova edição da Feira do PcD, que acontecerá no Centro de Convenções SulAmerica, na Cidade Nova, entre os dias 7 e 9. O padrinho do evento será o medalhista paralímpico Clodoaldo Silva.

Para dar início às comemorações, no dia 3, acontecerá, aos pés do Cristo Redentor, a cerimônia de abertura oficial, com entrega de medalhas a pessoas comprometidas com a causa PcD. Também estão programados eventos como flash mob com cadeirantes, além de apresentações de dança de salão e de samba nas estações do metrô, entre outras. .

Já a Feira PcD vai reunir empresas fornecedoras de produtos e serviços. Entre as novidades, uma casa modelo adaptada para pessoas com deficiência no meio da arena do Centro de Convenções SulAmerica. Outra atração é o OrCan MyEye, aparelho que oferece independência aos deficientes visuais e pessoas com déficit de leitura, dislexia e Síndrome de Down. A partir de gestos com a mão, o aparelho faz a leitura de textos e imagens.

"A importância de um evento como esse vai além de atender as necessidades específicas das pessoas com deficiência, já que são direitos garantidos por lei. Pensar num mundo mais inclusivo e acessível deve ser do interesse de todos. Pessoas com mobilidade reduzida, por exemplo, se beneficiariam se nossa cidade fosse mais acessível, como gestantes, pessoas com criança de colo ou carrinho de bebê e idosos", destaca Denis Deli, um dos coordenadores do evento, que em 2017 recebeu 11 mil pessoas. A expectativa é que a segunda edição do evento atraia 15 mil visitantes.

A feira também terá venda de cadeiras de rodas e demonstração de próteses e órteses, além de produtos de tecnologia assistiva. Carros adaptados estarão disponíveis para testes, com consultores do Detran-RJ, da Subsecretaria da Pessoa com Deficiência (Subpd) e especialistas na Lei Brasileira de Inclusão (LBI). Eles vão esclarecer dúvidas e explicar detalhes sobre a isenção de impostos para a compra de veículos e retirada da Carteira de Habilitação especial.

Na feira também haverá demonstrações de tratamentos como a equoterapia (com cavalos da Polícia Militar) e a cinoterapia (com cães da Guarda Municipal do Rio). Profissionais da saúde, educação, tecnologia e advocacia, entre outros setores, vão prestar diversas orientações, como a retirada de documentos e passe especial. Serão oferecidas ainda oficinas de dança de salão e pintura com a boca, além da final do campeonato estadual de basquete adaptado.

*Estagiário sob supervisão de Maria Inez Magalhães

Você pode gostar
Comentários