Mutirão de combate ao câncer da pele atende 100 pessoas no primeiro dia - Divulgação
Mutirão de combate ao câncer da pele atende 100 pessoas no primeiro diaDivulgação
Por O Dia

Rio - O primeiro dia do Tour Nacional de Combate ao Câncer da Pele – ação desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) – terminou com 100 pacientes atendidos. A ação aconteceu nesta sexta-feira na Cinelândia; durante o final de semana, vários pontos da cidade serão percorridos com atendimento gratuito de médicos dermatologistas.

A ação, que está na sua 9ª edição e faz parte da 20ª edição da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele e do 5º Ano do Dezembro Laranja, é mais uma iniciativa com objetivo de estimular a população a se prevenir e a diagnosticar precocemente o câncer da pele.

A advogada aposentada Sueli Ignês de Pontes, de 65 anos, se incomodava com uma mancha que tem na testa. Ouviu no rádio sobre o Tour Nacional de Combate ao Câncer da Pele e procurou atendimento gratuito nesta sexta-feira, na Cinelândia. Aquela marquinha era um câncer da pele.

"Tenho essa marquinha há uns três anos e nunca descobri o que era. Fui muito bem examinada aqui na Cinelândia e descobri que é um câncer da pele. Já fui encaminhada para a Policlínica Geral do Rio de Janeiro, onde vou fazer a cirurgia e resolver o meu problema", disse a aposentada.

Segundo Felipe Soeiro, um dos coordenadores da campanha, o câncer da pele, se detectado precocemente, tem cura. "Por isso é preciso que a população procure atendimento com um dermatologista ao notar o aparecimento repentino de pintas ou manchas na pele; ou o crescimento de outras já existentes. Feridas que não cicatrizam podem ser um sinal ruim. A paciente Sueli foi diagnosticada com o carcinoma basocelular, o tipo de câncer da pele de maior incidência, com poder de destruir a região em que está localizado, mas que tem cura com a cirurgia".

Curt Mafra Treu, coordenador do Departamento de Cirurgia e Oncologia da SBD-RJ e coordenador regional da campanha de prevenção ao câncer da pele, ressalta o caráter educativo da ação. "Muito mais do que apenas ajudar no diagnóstico, a maior importância da campanha é a conscientização da população tanto para o diagnóstico precoce do câncer da pele quanto para sua prevenção. Principalmente através da orientação em relação à forma correta de proteção e exposição ao sol".

Já para o presidente da SBD-RJ, Egon Daxbacher, a campanha é importante porque, além de informar, possibilita o diagnóstico precoce em pacientes que, muitas vezes, nunca se submeteram a um exame clínico na pele.

"O estado do Rio de Janeiro responde por 13,9% dos casos de câncer da pele no país. Do total de casos no estado, 49,18% estão concentrados na capital. Esses números refletem por si só a importância da campanha de esclarecimento à população promovida anualmente pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. O tipo não-melanoma, de maior incidência, apesar de menos fatal, pode provocar deformidades e cicatrizes cirúrgicas grandes indesejáveis quando não tratado rapidamente", finalizou.

Você pode gostar