Vereadora Luciana Novaes discursa ao lado do presidente de O DIA, Marcos Salles, e do prefeito Crivella - Luciano Belford/ Agência O Dia
Vereadora Luciana Novaes discursa ao lado do presidente de O DIA, Marcos Salles, e do prefeito CrivellaLuciano Belford/ Agência O Dia
Por O Dia

Rio - Tecnologia acessível e interatividade foram o mote desta sexta-feira na abertura da Feira Cidade PcD, maior evento do Estado do Rio dedicado às pessoas com deficiência (PcD). Com presença do prefeito Marcelo Crivella, a feira, que vai até domingo no Centro de Convenções Sulamérica, teve corredores cheios, com desfile de moda inclusivo e uma casa modelo adaptada.

O evento, que é gratuito, também reuniu autoridades como a vereadora Luciana Novaes (PT), o subsecretário da Pessoa com Deficiência, Geraldo Nogueira, e o paratleta Clodoaldo Silva. "As pessoas com deficiência são prioridade para a prefeitura. Temos 15 mil crianças com deficiência frequentando as escolas municipais, e não há um agente especial na fila mais. Estão todos trabalhando nas escolas da prefeitura", afirmou Crivella.

Deficiente físico, Jhonatan Santos Tavares, de 31 anos, foi conferir as novidades da feira. "Testei duas cadeiras de rodas, as tecnologias são muito bacanas. Também me chamou atenção as divulgações de direitos", disse ele. "O evento consegue mostrar que tem um mundo de acessibilidade aqui fora, mesmo com tantas barreiras. A tecnologia está a nosso favor", acrescentou.

Outras atrações de ontem foram um jogo de handebol com atletas cadeirantes, demonstração de carro adaptado e equoterapia, com cavalos. "Não é fácil chegar a esse resultado aqui. Mas estamos empenhados em fazer com que a inclusão de fato aconteça. Em casa, na rua, na cidade, no estado, no país. Para que, de fato, as pessoas tenham como ir e vir", afirmou Marcos Salles, presidente de O DIA, que também é sócio e responsável pela Revista PcD.

Até domingo, o público também vai poder conferir oficinas de dança de salão e pintura com a boca, palestras e a final do Campeonato Estadual de Basquete para cadeirantes. Além disso, a Guarda Municipal vai apresentar o Showdog, com cães usados na cinoterapia. O encerramento será de Padre Omar, com participação de Gabrielzinho do Irajá.

Você pode gostar
Comentários