Polícia militar lança nesta quarta nova unidade para fazer rondas e reprimir roubo de rua

O RECOM segue o padrão de policiamento tático motorizado empregado com sucesso em outras áreas de grande concentração urbana do país

Por O Dia

Nova unidade especial RECOM (Rondas Especiais e Controle de Multidões) começa a operar nesta quarta-feira
Nova unidade especial RECOM (Rondas Especiais e Controle de Multidões) começa a operar nesta quarta-feira -

Rio - Criada pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro para ampliar o policiamento ostensivo, a nova unidade especial RECOM (Rondas Especiais e Controle de Multidões) começa a operar nesta quarta-feira pela manhã. O lançamento do RECOM será realizado no mesmo dia, às 10h, no pátio do Batalhão de Policiamento de Choque (BPChq), com a presença do Secretário de Estado de Segurança, General Richard Nunes, do Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Luis Claudio Laviano, e outras autoridades.

Com emprego diário de seis grupamentos compostos, cada um deles, por duas viaturas e oito homens, o RECOM terá missão focada na abordagem de pessoas e veículos em vias urbanas, tendo como objetivo reprimir o roubo de rua e impedir a circulação de criminosos nas ruas.

O RECOM segue o padrão de policiamento tático motorizado empregado com sucesso em outras áreas de grande concentração urbana do país. Os policiais da nova unidade da PMERJ receberam treinamento em outros estados, principalmente em Goiás, onde a PM local obteve excelentes resultados com a atuação da ROTAM (Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas).

O RECOM poderá ser empregado também no controle de multidões, já que seu efetivo desenvolveu essa expertise durante o período em que atuaram no BPGE (Batalhão de Policiamento de Grandes Eventos).

Últimas de Rio de Janeiro