Rio - A partir do dia 1º de janeiro de 2019, a Polícia Civil, que passará a ter status de secretaria, deverá viver uma das 'maiores revoluções das últimas décadas'. Essa é a expectativa da nova cúpula da pasta, dizem fontes do novo governo. Entre as modificações está o lançamento de um edital para contratar novos policiais, criação de duas novas Delegacias de Homicídios (em Volta Redonda e Macaé) e mais estrutura para a Divisão de Polícia de Atendimento à Mulher (DPAM).
Como o DIA vem revelando com exclusividade, as alterações também afetarão a vida dos delegados. Haverá uma dança das cadeiras nas titularidades de todo o estado, inclusive na Corregedoria Interna da Polícia Civil (CoinPol). Hoje comandada pelo delegado Gilson Emiliano Soares, a partir do próximo ano a CoinPol será liderada por Glaudiston Galeano Lessa. Atualmente, Lessa está na corregedoria sob chefia de Emiliano.
Confira abaixo a dança das cadeiras dos delegados
Para a 1ª Divisão de Polícia Administrativa - Capital (1ª DPA) irá o delegado Fernando Albuquerque. Atualmente, quem está no posto é o delegado Marcio Franco de Mendonça. Já na 2ª Divisão de Polícia Administrativa - Capital (2ª DPA) sai o delegado Robson da Costa Ferreira da Silva e assume Tarcisio Andreas Jansen que atualmente está na 10ª DP (Botafogo).
Na titularidade da 1ª DP (Praça Mauá) assumirá o delegado Alexandre Henrique Duarte Braga, que atualmente está a frente da 9ª DP (Catete). Hoje, quem comanda a 1ª DP é Cláudio Vieira de Campos.
Já na delegacia da Praça da República (4ª DP), sai o delegado Reginaldo Guilherme da Silva e entra Rodolfo Waldeck Penco Monteiro que está na 32ª DP (Taquara).
O delegado Geraldo Assed Estefan, que está lotado na delegacia de Campo Grande (35ª DP), assumirá a delegacia da Mem de Sá (5ª DP). Atualmente quem está a frente da 5ª DP é o delegado Uriel Alcântara Machado Nunes.
A delegada Maria Aparecida Salgado Mallet continuará sendo titular da 6ª DP (Cidade Nova).
Já na 7ª DP (Santa Teresa) que é comandada pelo delegado Robinson Gomes Pereira, será chefiada por Flávia Monteiro a a partir do próximo ano.
A delegacia do Catete (9ª DP), que hoje a titularidade é do delegado Alexandre Henrique Duarte Braga, passará a ser dirigida por Juliana Domingues, atualmente na Polinter.
A 10ª DP (Botafogo) será comandada por Monique Vidal da Silva Muniz, que hoje está na 14ª DP (Leblon). Atualmente, quem comanda a delegacia de Botafogo é Tarcisio Andreas Jansen.
O delegado Carlos Alberto Meirelles de Abreu Filho continuará à frente da 11ª DP (Rocinha).
Na delegacia de Copacabana (12ª DP), a partir de janeiro, sai o delegado Claudio Otero Ascoli e assume a delegada Valéria de Aragão Sádio. Valéria está na Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat).
Para a 13ª DP (Ipanema) irá a delegada Patrícia de Paiva Aguiar que atualmente está na Delegacia de Defraudações (DDEF). Atualmente, quem está na 13ª DP é o delegado Neilson dos Santos Nogueira.
Já na 14ª DP (Leblon) sai a delegada Monique Vidal da Silva Muniz e assume o delegado Antenor Lopes Martins Júnior, que não estava lotado em nenhuma delegacia.
O delegado José Alberto Pires Lage continuará na chefia da 15ª DP (Gávea). A mesma coisa acontecerá com Adriana Cardoso Belém. A delegada seguirá à frente da 16ª DP (Barra da Tijuca).
Haverá mudanças na delegacia de São Cristóvão (17ª DP). Sai o delegado Marcus Antônio Neves Pereira e entra o delegado Hilton Pinho Alonso, que está hoje na titularidade da delegacia do Méier (23ª DP).
Para a 18ª DP (Praça da Bandeira) assume Roberto Ramos da Silva Santos que hoje comanda a 33ª DP (Realengo). Hoje, quem está na chefia da 18ª DP é a delegada Elisa Borboni de Andrade.
Na 19ª DP (Tijuca) a titularidade continuará com a delegada Cristiana Onorato Miguel Bento.
O delegado Deoclecio Francisco de Assis Filho sairá da titularidade do Departamento Geral de Polícia da Baixada (DGPB) e assumirá a 20ª DP (Vila Isabel). Hoje, quem comanda a 20ª DP é Rodrigo Bichara Moreira.
Flávio Almeida Narcizo continuará na titularidade da 21ª DP (Bonsucesso).
O delegado Fabrício Oliveira, que atualmente está na Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme), assumirá o comando da 22ª DP (Penha).
Para a 23ª DP ( Méier) irá o delegado Carlos Henrique Pereira Machado atual titular da 124ª DP (Saquarema). Hoje, quem comanda a 23ª DP é Hilton Pinho Alonso.
Na delegacia de Piedade (24ª DP), sai Jader Machado Amaral e assume o delegado Roberto Gomes Nunes que hoje está na 72ª DP (São Gonçalo).
O delegado Fábio Asty Dantas continuará na chefia da 25ª DP (Engenho Novo).
Na Baixada, quem assumirá a delegacia da Posse (58ª DP) será o delegado Pedro Bittencourt Brasil, que está na Delegacia de Combate às Drogas (Decod)
André Leiras, que atualmente é adjunto do delegado Fabrício Oliveira na Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) será o novo titular da 59ª DP (Duque de Caxias).
Caso Marielle preocupa nova cúpula da polícia
A não solução do assassinato da vereadora Marielle Franco (Psol) e de seu motorista Anderson Pedro Gomes preocupa a nova cúpula da Polícia Civil, que assumirá no próximo ano. Nos últimos dias o assunto não saiu da pauta dos membros da equipe do novo governador, Wilson Witzel. Existe a expectativa que o caso seja resolvido ainda em 2018, mas fontes avaliam que o crime continuará a ser investigado na próxima gestão.
"O governador eleito Wilson Witzel não quer pegar 'esse problema'", diz um policial da nova gestão. O DIA apurou que toda a atual equipe da Delegacia de Homicídios (DH) da Capital será removida do posto. Não sobrará nenhum delegado e nenhum investigador que está atualmente à frente do caso.
A equipe da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF), que hoje é comandada pelo delegado Daniel Rosa, também deverá ser trocada. Ainda não se sabe para onde Rosa seguirá.
O que é certo é. A única equipe a ser mantida na DH será a da delegada Bárbara Lomba, titular da Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSGI).