Rio de Janeiro 01/01/2019 - Pos Reveillon na Praia de Copacabana.Foto: Fernanda Dias / Agencia O Dia. - Fernanda Dias/Agencia O Dia
Rio de Janeiro 01/01/2019 - Pos Reveillon na Praia de Copacabana.Foto: Fernanda Dias / Agencia O Dia.Fernanda Dias/Agencia O Dia
Por O Dia

Rio - Após a queima de fogos, uma verdadeira tropa de 1.182 garis e 113 fiscais e agentes ambientais entrou em ação para deixar a Praia de Copacabana limpa nesta terça-feira. Segundo a Comlurb, ao todo, foram recolhidas 757 toneladas de resíduos, sendo 385 toneladas apenas em Copacabana. Na Barra da Tijuca foram 136 toneladas, no Piscinão de Ramos, 15 toneladas, e no Parque Madureira, 4,5 toneladas. 

Presente à operação de limpeza em Copacabana, o presidente da Comlurb, Tarquinio Almeida, enfatizou a importância do trabalho em equipe. "Mobilizamos contingentes de outras regiões numa super força-tarefa para garantir a tradição de entregarmos toda a orla de Copacabana totalmente limpa até 10h. Este ano, com o aumento no número de frequentadores e pelo fato de pela manhã ainda ter muita gente nas areias, nosso trabalho precisou ser mais meticuloso, contando com a compreensão das pessoas para realizarmos o trabalho, mas com jeitinho deu tudo certo", afirmou Tarquinio. 

O total de materiais potencialmente recicláveis foi de 43 toneladas este ano, sendo 21 toneladas recolhidas pela própria Companhia e o restante arrecadado por catadores cooperativados e autônomos, que foram parceiros, gerando emprego e renda para a categoria. 

A companhia contou com 3.379 garis distribuídos nos diversos pontos de festejo, além de 346 fiscais e agentes ambientais, que trabalharam com apoio de 192 veículos, entre eles caminhões basculantes e carros-pipa, e 52 equipamentos, como pás carregadeiras e sopradores. Foram distribuídos 1200 contêineres de 240 litros, sendo 800 só em Copacabana, e 80 laranjões com capacidade para 3.200 litros - sendo 60 deles em Copacabana e 20 na Barra da Tijuca. A Comlurb atuou na faixa de areia do Leme ao Leblon, houve equipes também nas praias da Ilha do Governador, Sepetiba, Guaratiba, Paquetá, Barra e Recreio, e no Piscinão de Ramos, além do Parque do Flamengo e do Parque Madureira. 

Volta para casa

No começo da manhã desta terça-feira, algumas pessoas ainda estavam começando a deixar a Praia de Copacabana para voltar para casa. Houve engarrafamento em alguns pontos da Avenida Nossa Senhora de Copacabana e os pontos de ônibus continuavam cheios e com filas por volta das 7h.

Como o tempo está bom, muitas pessoas continuam nas areias da praia, o que dificulta um pouco o trabalho dos garis. 

Queima de fogos

A Prefeitura do Rio estima quase 3 milhões de pessoas estiveram na Praia de Copacabana para assistir à queima de fogos de artifício e aos shows em comemoração a chegada do Ano Novo. A festa contou com 14 minutos de fogos e teve apresentações de personalidades da música como Ludmilla, Gilberto Gil e Baby do Brasil.

Dezessete toneladas de fogos multicoloridos foram lançados, a partir de 10 balsas flutuantes, no céu de Copacabana à meia-noite. Os fogos formaram imagens a 200 metros de altura, com figuras geométricas e efeitos em 3D.

O Cristo Redentor recebeu projeções digitais de palavras como "amor" e "esperança" durante a queima de fogos. Esta foi uma iniciativa da Arquidiocese do Rio para homenagear a cidade.

Shows

Ludmilla, Gilberto Gil e Baby do Brasil foram os responsáveis por animar o público, que também curtiu a Banda de Ipanema e uma apresentação da Beija-Flor de Nilópolis, campeã do Carnaval 2018. Ludmilla entrou no palco logo após a queima de fogos e cantou sucessos como "Cheguei", "Hoje" e "Bom".

 

Você pode gostar