Comlurb recolheu mais de 300 toneladas de lixo em Copacabana

Muitas pessoas continuaram na praia e ainda estavam voltando para casa na manhã desta terça-feira

Por O Dia

Rio de Janeiro 01/01/2019 - Pos Reveillon na Praia de Copacabana.Foto: Fernanda Dias / Agencia O Dia.
Rio de Janeiro 01/01/2019 - Pos Reveillon na Praia de Copacabana.Foto: Fernanda Dias / Agencia O Dia. -

Rio - Após a queima de fogos, uma verdadeira tropa de 1.182 garis e 113 fiscais e agentes ambientais entrou em ação para deixar a Praia de Copacabana limpa nesta terça-feira. Segundo a Comlurb, ao todo, foram recolhidas 757 toneladas de resíduos, sendo 385 toneladas apenas em Copacabana. Na Barra da Tijuca foram 136 toneladas, no Piscinão de Ramos, 15 toneladas, e no Parque Madureira, 4,5 toneladas. 

Presente à operação de limpeza em Copacabana, o presidente da Comlurb, Tarquinio Almeida, enfatizou a importância do trabalho em equipe. "Mobilizamos contingentes de outras regiões numa super força-tarefa para garantir a tradição de entregarmos toda a orla de Copacabana totalmente limpa até 10h. Este ano, com o aumento no número de frequentadores e pelo fato de pela manhã ainda ter muita gente nas areias, nosso trabalho precisou ser mais meticuloso, contando com a compreensão das pessoas para realizarmos o trabalho, mas com jeitinho deu tudo certo", afirmou Tarquinio. 

O total de materiais potencialmente recicláveis foi de 43 toneladas este ano, sendo 21 toneladas recolhidas pela própria Companhia e o restante arrecadado por catadores cooperativados e autônomos, que foram parceiros, gerando emprego e renda para a categoria. 

A companhia contou com 3.379 garis distribuídos nos diversos pontos de festejo, além de 346 fiscais e agentes ambientais, que trabalharam com apoio de 192 veículos, entre eles caminhões basculantes e carros-pipa, e 52 equipamentos, como pás carregadeiras e sopradores. Foram distribuídos 1200 contêineres de 240 litros, sendo 800 só em Copacabana, e 80 laranjões com capacidade para 3.200 litros - sendo 60 deles em Copacabana e 20 na Barra da Tijuca. A Comlurb atuou na faixa de areia do Leme ao Leblon, houve equipes também nas praias da Ilha do Governador, Sepetiba, Guaratiba, Paquetá, Barra e Recreio, e no Piscinão de Ramos, além do Parque do Flamengo e do Parque Madureira. 

Volta para casa

No começo da manhã desta terça-feira, algumas pessoas ainda estavam começando a deixar a Praia de Copacabana para voltar para casa. Houve engarrafamento em alguns pontos da Avenida Nossa Senhora de Copacabana e os pontos de ônibus continuavam cheios e com filas por volta das 7h.

Como o tempo está bom, muitas pessoas continuam nas areias da praia, o que dificulta um pouco o trabalho dos garis. 

Queima de fogos

A Prefeitura do Rio estima quase 3 milhões de pessoas estiveram na Praia de Copacabana para assistir à queima de fogos de artifício e aos shows em comemoração a chegada do Ano Novo. A festa contou com 14 minutos de fogos e teve apresentações de personalidades da música como Ludmilla, Gilberto Gil e Baby do Brasil.

Dezessete toneladas de fogos multicoloridos foram lançados, a partir de 10 balsas flutuantes, no céu de Copacabana à meia-noite. Os fogos formaram imagens a 200 metros de altura, com figuras geométricas e efeitos em 3D.

O Cristo Redentor recebeu projeções digitais de palavras como "amor" e "esperança" durante a queima de fogos. Esta foi uma iniciativa da Arquidiocese do Rio para homenagear a cidade.

Shows

Ludmilla, Gilberto Gil e Baby do Brasil foram os responsáveis por animar o público, que também curtiu a Banda de Ipanema e uma apresentação da Beija-Flor de Nilópolis, campeã do Carnaval 2018. Ludmilla entrou no palco logo após a queima de fogos e cantou sucessos como "Cheguei", "Hoje" e "Bom".

 

Galeria de Fotos

Rio de Janeiro 01/01/2019 - Pos Reveillon na Praia de Copacabana.Foto: Fernanda Dias / Agencia O Dia. Fernanda Dias/Agencia O Dia
Comlurb espera recolher 300 toneladas de lixo de Copacabana nesta terça-feira Divulgação
Rio de Janeiro 01/01/2019 - Pos Reveillon na Praia de Copacabana.Foto: Fernanda Dias / Agencia O Dia. Fernanda Dias/Agencia O Dia
Rio de Janeiro 01/01/2019 - Pos Reveillon na Praia de Copacabana.Foto: Fernanda Dias / Agencia O Dia. Fernanda Dias/Agencia O Dia
Comlurb recolhe 757 toneladas de lixo durante Réveillon 2019, sendo 385 em Copacabana Divulgação
Comlurb recolhe 757 toneladas de lixo durante Réveillon 2019, sendo 385 em Copacabana Divulgação
Comlurb recolhe 757 toneladas de lixo durante Réveillon 2019, sendo 385 em Copacabana Divulgação

Últimas de Rio de Janeiro