Por O Dia

Rio - Na próxima segunda-feira (07/01), serão abertas as inscrições para o curso de Bombeiro Profissional Civil. O curso, oferecido pela Prefeitura do Rio através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI - Rio), vai disponibilizar 100 vagas, e as inscrições poderão ser realizadas até o dia 18 deste mês, das 10h às 15h.

O curso é dividido em dois módulos, que totalizam 80 horas de aulas presenciais. Elas terão início no dia 28 de janeiro e serão ministradas todas as segundas-feiras, das 7h às 12h, na Rua Manoel Martins s/nº, Madureira (Parque de Madureira), Zona Norte do Rio.

“A ideia é oferecer novas oportunidades de trabalho através do aprendizado e especialização numa profissão que proporciona boa perspectiva em termos de crescimento financeiro e profissional”, explica o subsecretário de Trabalho e Emprego, Leandro Pereira.

No entanto, apesar de o curso atender a demanda dos ambulantes informais que querem migrar de atividade profissional, outros interessados também podem se inscrever. A matrícula pode ser realizada nos Centros Municipais de Trabalho e Emprego (CMTEs) através do preenchimento de uma ficha cadastral básica. É obrigatório que o candidato forneça telefone e e-mail.

O conteúdo é construído com base na realidade das atividades práticas do profissional do ramo, com aulas teóricas e práticas. Como se trata de uma capacitação, algumas orientações são destacadas: ao final das 80 horas, o participante beneficiado pelo curso receberá um certificado de capacitação de Bombeiro Profissional Civil, no entanto, para que o aluno esteja apto a trabalhar, ele precisará fazer homologação em uma empresa credenciada ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), devendo custear as despesas de tal procedimento. A camisa e o boné do uniforme serão disponibilizados pela Prefeitura, através da SMDEI.

Veja abaixo os endereços dos CMTEs:

- Campo Grande: Rua Barcelos Domingos, 162

- Jacarepaguá: Estrada do Guerenguê, 1630

- Méier: Rua 24 de Maio, 931

- Centro – Ciad: Avenida Presidente Vargas, 1997 (Atendimentos exclusivos a PCD)

- Ilha do Governador: Estrada do Dendê, 2080

- Providência: Rua da América, 81

- Guadalupe: Rua Luiz Coutinho Cavalcanti, 576

- Santa Cruz: Rua Lopes Moura, 58

 

Você pode gostar