Operação integrada fez diversas ações em pontos considerados estratégicos para o turismo - Divulgação
Operação integrada fez diversas ações em pontos considerados estratégicos para o turismoDivulgação
Por O Dia

Rio - Uma grande operação em áreas turísticas foi deflagrada, nesta terça-feira, com o objetivo de trazer mais segurança aos turistas nacionais e estrangeiros que visitam a cidade do Rio. Diversas unidades e órgãos foram convocados a participar da missão integrada que prioriza seis áreas de atuação: orla de Copacabana, Lapa e Escada Selarón, Corcovado, Rodoviária Novo Rio, além dos aeroportos Santos Dumont e Galeão. A operação é uma solicitação do governador Wilson Witzel. Na semana passada, cerca de 40 turistas foram vítimas de bandidos na trilha do Parque Lage que leva ao Corcovado.

"Turismo e Segurança andam juntos em qualquer canto do mundo. Nós estamos trabalhando de forma integrada ao lado de todos os órgãos que, de alguma maneira, se inserem neste contexto. Esta grande ação é fundamental para fortalecer o destino Rio de Janeiro no cenário nacional e internacional", disse o secretário de Turismo, Otávio Leite.

Participam da operação as secretarias das policiais Militar e Civil, o Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur), o Comando de Polícia Ambiental (CPAm), a Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat), o Departamento de Transportes Rodoviários do Estado (Detro-RJ), a Guarda Municipal, a Secretaria de Municipal de Transportes (SMTR) e a unidade federal Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), entre outros órgãos de apoio.

O primeiro dia de operação teve como foco o Trevo do Mirante Dona Marta, a Praça São Judas Tadeu (ao lado do Corvocado), e a Rua Cosme Velho, nas imediações do túnel Rebouças. As principais trilhas do Parque Nacional da Tijuca também contaram com policiamento reforçado.

"O Comando de Polícia Ambiental (CPAm) e o Grupamento Ambiental da Guarda Municipal, juntamente com os agentes do ICMBio, atuaram no patrulhamento das trilhas da Floresta da Tijuca. Além disso, coibimos a presença de ambulantes, estacionamento e transporte irregular nos arredores do Corcovado, ponto turístico importante de nossa cidade. Vamos atuar de forma intensa com foco no ordenamento público e em ações de ostensividade", afirmou o capitão do BPtur, Daniel de Moura.

Guarda Municipal multa 27 veículos

A Guarda Municipal do Rio multou 27 veículos por diversas infrações de trânsito flagradas nesta terça, na Estrada das Paineiras e na Praça São Judas Tadeu, no Cosme Velho, durante a operação.

As ações de trânsito nas Estradas das Paineiras e do Redentor foram intensificadas desde o dia 3 de janeiro, com equipes do GET fiscalizando irregularidades para promover a fluidez do trânsito, orientar motoristas sobre o estacionamento em locais permitidos, além de auxiliar na travessia de pedestres.

De 3 a 10 de janeiro, 55 multas foram aplicadas no local e também foram implantadas iniciativas, como a criação de uma rotatória com cones, que melhoraram o trânsito de veículos. Também foi reforçado o monitoramento de paradas somente para embarque e desembarque de pessoas. O reforço na fiscalização seguirá por tempo indeterminado.

Você pode gostar