Deputada e delegada Martha Rocha na Delegacia de Homicídios, após prestar depoimento sobre o ataque - Alexandre Brum / Agência O Dia
Deputada e delegada Martha Rocha na Delegacia de Homicídios, após prestar depoimento sobre o ataqueAlexandre Brum / Agência O Dia
Por O Dia

Rio - A PM informou que policiais militares do 16º BPM (Olaria) prenderam, na noite desta quarta-feira, um dos criminosos envolvidos na tentativa de latrocínio contra deputada estadual Martha Rocha, sua mãe e seu motorista, ocorrida no último domingo na Penha, na Zona Norte do Rio. A corporação fez o anúncio em seu Twitter no fim da manhã desta quinta-feira. Jonathan Aguiar dos Santos, de 20 anos, confessou participação no ataque ao carro da parlamentar e seu depoimento foi encaminhado para Divisão de Homicídios, que investiga o caso.

Jonathan foi preso junto com outros dois criminosos, Anderson da Silva Moraes e Lucas Jony dos Reis dos Santos, ambos de 20 anos, após roubarem um carro na Estrada do Quitungo, Braz de Pina, Zona Norte do Rio, na noite desta quarta-feira. O bando reagiu e houve confronto com os policiais do 16º BPM.

Um quarto envolvido no roubo, ainda não identificado, morreu no local em consequência da explosão de um granada que estava em seu poder. Com os criminosos, os policiais apreenderam uma pistola calibre 9 mm, dois carregadores de pistola calibre 9 mm e quatro granadas.

O carro da Deputada Martha Rocha foi interceptado por outro veículo com quatro homens encapuzados e armados de fuzis e pistolas na manhã do último domingo na Rua Belizário Pena, na Penha. A parlamentar estava em companhia de sua mãe, uma senhora de 88 anos, e do motorista, que foi baleado na perna.

Um vídeo divulgado pela Delegacia de Homicídios (DH-Capital) mostra a ação de bandidos durante o ataque à Martha Rocha. A especializada concluiu que o caso se tratou de uma tentativa de latrocínio, conforme O DIA antecipou com exclusividade. A hipótese de atentado foi descartada pela polícia. 

Imagens obtidas pelo DIA mostram o ataque de bandidos à deputada estadual Martha Rocha (PDT), no último domingo. A parlamentar estava a caminho da igreja, quando foi atacada na Penha, Zona Norte do Rio, por volta das 9h15.

O vídeo mostra o carro da deputada sendo perseguido e, em seguida, alvejado por tiros na Rua Belizário Pena, próximo à Avenida Brasil. Um dos bandidos abre a janela do carona e faz os disparos de fuzil que atingiram o veículo, na tentativa de pará-lo. Outro criminoso dispara com uma pistola, mas nenhum dos tiros atinge o carro.

No fim das imagens, é possível perceber também uma perseguição. Martha Rocha estava com a mãe de 88 anos no carro e o motorista particular, o subtenente reformado da PM Geonisio Medeiros. Ele foi baleado na perna, mas a deputada e a mãe não ficaram feridas.

Tentativa de latrocínio

De acordo com inquérito finalizado na terça-feira pela Polícia Civil, divulgado em primeira mão pelo DIA, o ataque à deputada foi uma tentativa de latrocínio. Investigadores ainda concluíram que ela não estaria sendo perseguida e que os criminosos teriam escolhido a vítima aleatoriamente, pois queriam roubar o carro da parlamentar.

Alvo de três ameças de morte por miliciano no ano passado, o ataque à Martha Rocha estava sendo investigado também como tentativa de homicídio porque os criminosos atiraram várias vezes no veículo quando o motorista tentou escapar. Essa hipótese, no entanto, foi descartada pela especializada.

Você pode gostar
Comentários