Alunos podem checar a pontuação no exame pela internet - DIVULGAÇÃO
Alunos podem checar a pontuação no exame pela internetDIVULGAÇÃO
Por GUSTAVO RIBEIRO

Rio - Os 4,1 milhões de estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado terão acesso nesta sexta-feira às notas das provas de todas as áreas. O resultado será divulgado na Página do Participante e no aplicativo Enem 2018. As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para concorrer às vagas de instituições públicas de Ensino Superior, ficarão abertas de 22 a 25 de janeiro.

Para conferir o resultado pela Página do Participante (enem.inep.gov.br/participante/), o estudante precisa inserir o CPF e senha. Pode ainda selecionar a opção 'Esqueci minha senha' para receber uma nova por e-mail. Quem esqueceu e não tem acesso ao e-mail deve informar novos contatos para receber senha temporária.

Dicas valiosas podem aumentar as chances de êxito no Sisu. Coordenador do Pré-Vestibular do Colégio Pensi, o professor Pedro Rocha destaca que é importante ficar ligado nas novas regras para a lista de espera. Até 2018, o candidato escolhia duas alternativas de curso e, mesmo sendo classificado para uma delas, podia decidir entrar na lista de espera da opção em que não foi aprovado. A partir deste ano, só será possível entrar na lista de espera caso não seja aprovado em nenhuma das duas.

"Não havendo lista de espera, se ele coloca um curso que não era de seu interesse principal como segunda opção e só é aprovado para este, não tem como ficar na lista de espera do curso que escolheu como primeira opção", alerta o professor.

As chamadas da lista de espera passarão a ser feitas pelas universidades e não mais na página do Sisu. Nesse caso, é preciso monitorar os sites das faculdades. A chamada regular continuará sendo divulgada pelo Sisu, no dia 28 de janeiro. Outra orientação é monitorar as notas de corte ao longo do período de inscrição, que oscilam nessa fase. Assim, até as 23h59 do dia 25, é possível alterar as opções de curso de acordo com as mudanças das notas de corte. "Olhar os cortes dos anos anteriores antes de se inscrever é uma boa tática", acrescenta Rocha.

O professor lembra que também é importante verificar os pesos que as universidades atribuem a cada área do conhecimento. "Se ele arrebentou na redação, a UFRJ seria um bom caminho, porque dá um peso significativo para essa prova".

- Calendário

Sisu

Para concorrer a universidades públicas com o Enem, o estudante deve se inscrever no Sisu entre 22 e 25/1. O resultado sai em 28/1, a lista de espera entre 28/1 e 4/2 e as matrículas, de 30/1 a 4/2. Resultado de treineiros e espelho da redação são previstos para 18/3.

Prouni e Fies

O Prouni, para bolsas em instituições privadas, abrirá inscrições de 29/1 a 1/2. A primeira chamada será em 4/2 e a segunda, em 18/2. Para lista de espera, inscrições em 7 e 8/2 e resultado em 11/3. O Fundo de Financiamento ao Estudante (Fies) terá inscrições de 5 a 12/2 e resultados em 18/2. Ambos dependem da nota do Enem.

 

Você pode gostar
Comentários