Piscina do Parque Madureira - Severino Silva / Agência O Dia
Piscina do Parque MadureiraSeverino Silva / Agência O Dia
Por RAFAEL NASCIMENTO

Rio - Com o termômetro de verão, que está sempre acima dos 30 graus, não há quem aguente ficar em casa por muito tempo. Uma boa saída para quem quer se refrescar sem precisar gastar muito ou deslocar-se para longe de casa, é a praia artificial do Parque Madureira, inaugurada em 2015.

O frentista Francisco Reginaldo Gomes, 47, levou a esposa, a costureira Nadege Martins de Souza, 53, e cinco netos ao parque. "Moramos em Vila Valqueire e escolhemos fazer um passeio barato. Levar cinco crianças à praia fica muito caro. Então, decidimos vir aproveitar aqui", lembra Gomes.

Fam - Severino Silva / Ag

Já dona Nadege brinca dizendo que o local parece de outro mundo. "Aqui está parecendo Hollywood. Tudo lindo, limpo e seguro. Viemos para cá pois é um local familiar", constata. Perguntada como iria alimentar a criançada, a costureira garante que veio preparada. "Trouxemos suco, água, refrigerante, muitas frutas e comidas leves para a criançada. Só que elas estão eufóricas e só querem aproveitar o dia. A palavra de ordem de hoje é brincar", completou.

Mas há também quem cruze a cidade, em um passeio mais longo, só para curtir o dia na Zona Norte. A aposentada Gildete dos Santos Silva, de 75 anos, saiu de casa em Jacarepaguá antes das 8h de domingo para aproveitar o dia. E escolheu o seu preferido do ano.

"Hoje, comemoro meu aniversário. Antes da festa começar, vim ao parque pegar um bronzeado", brinca. "Peguei dois ônibus até chegar aqui. Vou ficar até 12h e vou voltar para casa. De 15 em 15 dias venho com as minhas amigas. Mas, hoje, vim sozinha. Neste calor não dá para ficar em casa. Já comecei a curtir a minha nova idade aqui no parque", gargalhou a senhora que tem 13 filhos, 27 netos e sete bisnetos.

De acordo com Engle Bazilio da Silva Filho, gerente do parque, neste período de calor a procura pelo parque dobrou para aproveitarem e se refrescarem nas quatro cascatas de água do espaço que tem 4800 metros de área construída.

Garotada brinca e se refresca nas águas do Parque de Madureira - Severino Silva

"Diariamente, aproximadamente, cinco mil pessoas passam por aqui. Neste calor a procura já chegou a cerca de dez mil. O horário de maior pico é entre 10h e 16h", afirma Engle.

Ainda hoje, é esperado um fluxo bem grande de banhistas. A temperatura atinge os 35 graus, podendo chover no final da tarde. Para os próximos dias, o panorama não muda muito. A semana segue ensolarada, com sensação térmica de, em média, cinco graus acima do termômetro, e com indícios de chuva no final da tarde.

A manicure Elaine Aparecida Soares, de 34 anos, aproveitou o domingo de calor e sol para levar os dois filhos ao parque. "Moramos na Praça Seca e trouxe os meninos para curtir o final de semana", lembra Elaine. O filho mais novo, de 10 anos, da manicure é autista. O passeio de Anderson Oliveira de Souza foi uma recomendação da psicóloga. "Aqui é o paraíso dele. Meu filho gosta muito de ficar debaixo da cascata", lembra a mulher.

Colaborou a estagiária Fernanda Soares

Você pode gostar
Comentários