Bombeiros ainda fazem buscas em rio - Estefan Radovicz / Agência O Dia
Bombeiros ainda fazem buscas em rioEstefan Radovicz / Agência O Dia
Por Adriano Araujo e Francisco Edson Alves

Rio - O Corpo de Bombeiros retomou, na manhã desta segunda-feira, as buscas por desaparecidos após uma tromba d'água atingir uma cachoeira em Itatiaia, no Sul Fluminense, neste domingo. Os militares encontraram hoje Júlia Machado Miranda, de 18 anos. As buscas foram paralisadas, mas irão retomá-las, continuando o trabalho para buscar por outras possíveis vítimas até o fim da tarde. De acordo com a Defesa Civil, foram confirmados dois óbitos até o momento. 

Os números são desencontrados. Enquanto os militares falavam pela manhã em um morto e um desaparecido, já a Prefeitura confirmava um óbito e dois procurados. Ontem, o município deu número de, ao menos, dois mortos e seis desaparecidos. No sábado, dois homens já tinham morrido no local.

Julia Machado Miranda, de 18 anos, é uma das vítimas fatais após tromba d'água atingir banhistas em cachoeira em Itatiaia - Reprodução / Agência O DIA

Atuam na região da cachoeira desde às 7h10 desta manhã bombeiros dos quartéis de Itatiaia e Resende. Hoje, eles percorreram todo o rio, numa extensão de 7 km, até o encontro com o Rio Paraíba. Quinze militares participam das buscas. Pela manhã, mergulhadores, botes e barcos não eram utilizados em razão da forte correnteza. Militares e voluntários do Parque Nacional de Itatiaia margeiam o rio com o uso de equipamentos de salvamento (cordas, cordeletes, cintos de segurança e demais equipamentos de ancoragem).

Eles foram acionados inicialmente às 18h45 de domingo para procurarem duas pessoas, um homem e uma mulher. José Geovani Soares, 55 anos, foi encontrado antes do fim das buscas, pouco antes da meia-noite. Hoje, a outra desaparecida ainda é buscada, mas a Prefeitura fala em dois desaparecidos. Os atingidos pelo fenômeno estariam na localidade conhecida como Paraíso Perdido. A Defesa Civil municipal atua em apoio aos militares e, de acordo com o executivo municipal, uma psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) está no local para dar suporte aos familiares que acompanham as buscas. 

Ainda conforme a prefeitura, a área onde aconteceu o acidente é de jurisdição federal, sob responsabilidade do Exército. Segundo a Prefeitura de Itatiaia, a Guarda Municipal só atua no ordenamento de trânsito e a Defesa Civil na identificação dos locais, que já contava com uma placa alertando sobre a possibilidade de trombas d'água no local. Ainda segundo este órgão, o incidente foi classificado como cabeça d'água.

Na 99ª DP (Itatiaia), apenas foi registrado os corpos encontrados (José Geovani e Júlia). Há informações, segundo os agentes da delegacia, de que uma mulher, que estaria junto com José Geovani Soares, está desaparecida, mas nenhum parente ou amigo teria registrado o sumiço ainda. 

As trombas d'água ocorrem geralmente em períodos de chuvas, quando o fluxo dos rios aumenta rapidamente. Ainda conforme a Defesa Civil, chovia mais de 10mm em Itatiaia no momento do incidente. A fim de alertar e reforçar a orientação à população e aos turistas, a Prefeitura fixou, em 2017, placas de alertas nos balneários e cachoeiras da cidade para sinalizar os principais pontos com índices de acidentes. Entre as informações descritas nas placas, está à ausência de salva vidas no local, cheias repentinas, correnteza forte e pedra escorregadia, além do perigo de saltos.

A Defesa Civil destaca que para qualquer informação sobre desaparecidos o contato deve ser feito diretamente com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Tio e sobrinho morreram afogados

Neste sábado, um homem de 51 anos e um rapaz de 16 anos morreram na mesma região, na Vila Pinheiro. Segundo informações dos Bombeiros, o homem tentou salvar o adolescente, que estava se afogando, mas acabou sendo arrastado pela forte correnteza e também se afogou. Os corpos das vítimas, tio e sobrinho, foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IMl) local.

Reinaldo Máximo Barbosa e o jovem Nicolas Alexandre Alves serão enterrados em Volta Redonda.

Você pode gostar
Comentários