Vigilância promove ações educativas e vacinação antirrábica

Técnicos alertam comerciantes sobre tentativas de golpes de falsos fiscais

Por O Dia

Técnicos alertam comerciantes sobre tentativas de golpes de falsos fiscais
Técnicos alertam comerciantes sobre tentativas de golpes de falsos fiscais -

Rio - Técnicos da Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses visitaram estabelecimentos no entorno da Praça Antero de Quental, no Leblon, Zona Sul do Rio, nesta quinta-feira. Os agentes participaram do programa Cuidar da Cidade, promovido por diversos órgãos da Prefeitura. Além da imunização de animais com a vacina antirrábica aplicada em uma tenda montada no local, a equipe da Vigilância Sanitária aproveitou o mutirão de zeladoria para reforçar a transparência fiscal, distribuindo ventarolas e adesivos com informações sobre a atuação e a apresentação dos fiscais nas inspeções.

Os profissionais foram orientados e alertados sobre a atuação de falsos fiscais o que, de acordo com a Prefeitura, deve ser denunciado à Central 1746 imediatamente. Casos como esse aconteceram na semana passada em um estabelecimento comercial da Zona Norte e um quiosque da orla da Zona Sul. Por telefone, o suposto fiscal anunciou a inspeção que aconteceria em breve com equipes do município e do estado, insinuando vantagens.

A Subsecretaria lembra que não faz contato telefônico ou qualquer outro aviso prévio. O órgão diz agir chegando direto para a inspeção com os fiscais devidamente identificados por crachás com foto, coletes e documentos oficiais com logomarca para, se preciso, emitir notificações, multas e até auto de interdição.

"Não recebíamos demandas de golpes desde setembro, quando fizemos uma ampla campanha de alerta à população que pode conferir os detalhes da atuação de nossos fiscais no próprio site da Vigilância. É muito importante que os comerciantes estejam atentos aos nossos protocolos e denunciem ao 1746", destaca a médica-veterinária Márcia Rolim, subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses do município.

Comentários