Thiago Castro é conhecido por aqui por ser o queridinho de jogadores de futebol e escolas de samba - fotos Divulgação
Thiago Castro é conhecido por aqui por ser o queridinho de jogadores de futebol e escolas de sambafotos Divulgação
Por FRANCISCO EDSON ALVES

Rio - Acostumado a grandiosidades turísticas, o Rio de Janeiro se prepara para bater um recorde mundial gastronômico inusitado que deverá entrar para o calendário cultural da cidade: o de servir a maior feijoada do planeta. Conhecido como o Rei da feijoada e queridinho entre escolas de samba, jogadores de futebol e artistas famosos, o chef da Elite Buffet, Thiago Castro, de 35 anos, já obteve a documentação com o sinal verde da direção do Guinness Book, o Livro dos Recordes, para realizar a prova.

A disputa pelo título promete, literalmente, ferver, já que o carioca terá que superar os 500 kg de feijão e 800 kg de ingredientes servidos para seis mil pessoas na Festa do Feijão, em Prudentópolis, em 2015, desde quando o município paranaense ostenta o título. Na ocasião, a prefeitura local usou uma panela de 12 toneladas com mais de três metros de altura por 8,5 metros de circunferência.

Para ultrapassar os números de Prudentópolis, a superfeijoada de Thiago, graduado em gastronomia pela Universidade de Lyon, na França, terá 800 kg de feijão, 600 kg de arroz, 400 kg de farinha de mandioca, 6 mil molhos de couve e mais de 1,5 tonelada de carne. Segundo ele, 90% da feijoada, que pesará em torno de três toneladas e meia, será feita na cozinha industrial de um restaurante da Zona Sul. Pelo menos 15 mil pessoas (12 mil a mais do que em Prudentópolis) deverão degustá-la.

Thiago Castro inventou a feijoada em balde, sucesso nas escolas de samba - Divulgação

"A feijoada da capital fluminense já é tida como patrimônio imaterial e cultural da cidade, do Carnaval e do samba. É algo irmanado na alma do cidadão carioca. Sentimos essa paixão nas quadras das escolas de samba, nos restaurantes, nos bares e nas rodas de rua. Bater o recorde mundial no Guinnes Book será um presente para o município", justifica Thiago.

A data do desafio será justamente dia dia 1º de março, aniversário do Rio. O local para a montagem ainda não foi definido, mas alguns pontos turísticos já são cogitados, entre eles, Marquês de Sapucaí, Maracanã e até a Ponte Rio-Niterói. "Talvez façamos uma enquete, mas tudo dependerá, lógico, da logística gigantesca que o evento exigirá", adianta.

De acordo com o chef, a possível conquista será traduzida como "um grande encontro de cariocas". Como parte das comemorações e antecedendo o almoço, atos ecumênicos serão realizados. Após a quebra do recorde, estão previstos shows com sambistas e artistas consagrados, e baterias de escolas de samba. "Trabalhamos com eventos de grande porte dentro há tempos. Mas um dessa envergadura, representando o Rio de janeiro para o mundo, desperta expectativa e ansiedade maiores ainda", comenta Thiago.

Evento vai envolver 700 pessoas

O local para a realização da ` FeijoGuinness´, como já vem sendo chamada, terá cinco módulos. Cada um com 2,5 mil cadeiras, totalizando 12,5 mil assentos. A produção, envolverá pelo menos 700 pessoas, entre cozinheiros, garçons, apoio e artistas.


O valor do investimento não foi revelado. "Será proporcional à grandiosidade do evento", desconversa Thiago, que já fechou patrocínios com marcas famosas, como o Grupo BRF (Perdigão), Urbano Alimentos ( Feijão e Arroz Máximo); Campista Alimentos e Grenache Importadora. A logística e produção estará a cargo das empresas Top 3 Entretenimento e Nós na Estiva. Os governos do município, através da Riotur; estadual e federal, darão apoio institucional.