
Rio - O Hemorio começou nesta terça-feira uma campanha para incentivar pessoas a doarem sangue durante o período de carnaval. O projeto "Vista a camisa da solidariedade" conta com apoio de grandes escolas de samba do Rio, que participam da ação, iniciada nesta manhã.
O salão de doação da unidade, no Centro do Rio, recebe ritmistas, passistas e casal de mestre sala e porta-bandeira das agremiações. A Portela é a primeira a se apresentar ao lado da corte do Rei Momo da cidade, seguida por Mocidade, Mangueira, Vila Isabel e Salgueiro. As apresentações acontecem semanalmente, até o fim de fevereiro.
Queda no estoque durante o carnaval
De acordo com o Hemorio, uma baixa de até 30% nos estoques disponíveis para transfusões, segundo o Ministério da Saúde, ocorre durante o período do carnaval. Mas quando ocorre a festa é que aumenta a demanda por bolsas de sangue devido ao maior número de acidentes na cidade.
Segundo parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), para manter os estoques regulares é preciso que 1,5% a 3% da população doe regularmente. O Brasil tem hoje 1,8% de doadores. Em todo país, são coletadas uma média de 3,5 milhões de bolsas de sangue por ano.
O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, número 8, no Centro do Rio.