Mais de 80% do material usado na manutenção é importado - Divulgação
Mais de 80% do material usado na manutenção é importadoDivulgação
Por FRANCISCO EDSON ALVES

Rio - A concessionária MetrôRio, do grupo Invepar, iniciou a maior manutenção já prevista para a sua frota de 19 trens chineses, que acabou de completar um milhão de quilômetros rodados, desde que entrou em operação, entre agosto de 2012 e março de 2013. É como se as composições já tivessem dado quase 25 voltas ao redor do planeta. De acordo com a empresa, um plano cuidadoso foi elaborado para que os passageiros não sejam prejudicados durante o processo, que terminará só no final do ano que vem.

"Este tipo de manutenção, com cronograma rígido, é como um pit stop de Fórmula 1. Precisa ser rápido e efetivo. Assim, conseguimos garantir um bom serviço aos usuários do sistema", ressalta o técnico líder de Serviços Programados de Material Rodante do MetrôRio, Ricardo Batinga. Cada equipamentos será retirado um a um para a manutenção.

O diretor de manutenção da concessionária, Cristiano Mendonça, afirma que a revisão preventiva tem como objetivo manter a confiabilidade e o bom funcionamento das composições. “Estão sendo verificados os sistemas de sustentação do carro, portas, propulsão, freio, engates e também o ar-condicionado”, detalhou.

O MetrôRio é o primeiro operador metroviário da América Latina a fazer revisão de um milhão de quilômetros em trens chineses. Para conseguir êxito na longa operação, conforme a concessionária, espaços físicos da empresa foram adaptados e funcionários treinados por três meses com engenheiros e outros especialistas chineses.

"A primeira grande verificação preventiva aconteceu quando os trens completaram 480 mil quilômetros rodados. Agora vamos partir para a segunda vistoria completa. O ciclo de manutenção vai durar cerca de um mês e, até o final de 2020, todas as 19 composições chinesas terão passado por manutenção completa", adianta Cristiano

"Importamos mais de 80% do material que será usado na manutenção, incluindo equipamentos e peças de reposição", revela o especialista de manutenção do MetrôRio, Wei Cheng.

A revisão será feita em todos os sistemas dos trens, incluindo o truque (área de sustentação do carro), portas, propulsão, freio, engates e ar-condicionado. “Quando a revisão dos 19 trens for finalizada, vamos começar, em 2021, a mesma revisão nos 15 trens da Linha 4", adianta o gerente de Material Rodante do MetrôRio, Fábio Rezende. Ao todo, a frota do Metrô é de 64 trens, responsáveis por cerca de 880 mil passageiros por dia.

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