Governador Wilson Witzel na homenagem aos bombeiros que atuaram em Brumadinho e entrega de 10 viaturas para a corporação - Divulgação / Carlos Magno
Governador Wilson Witzel na homenagem aos bombeiros que atuaram em Brumadinho e entrega de 10 viaturas para a corporaçãoDivulgação / Carlos Magno
Por O Dia

Rio - O governador Wilson Witztel participou, na manhã desta quarta-feira, de uma homenagem a 80 militares do Corpo de Bombeiros que integraram os trabalhos de busca e resgate em Brumadinho, Minas Gerais, onde o rompimento de uma barragem da Vale deixou mais de 140 mortos e 194 desaparecidos. Eles receberam a "Medalha do Mérito Força e Coragem", dada a quem se destaca em operações de grande relevância. Na mesma cerimônia, foram entregues 10 viaturas para corporação.

"O Estado do Rio de Janeiro foi o primeiro a prestar a imediata solidariedade. Vocês fizeram um trabalho para o qual estão preparados. São estes valores que me fazem ter esperança, há homens e mulheres de bem trabalhando e servindo", afirmou o governador.

O secretário de Estado Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Roberto Robadey Jr., informou que o Governo do Estado do Rio mandará nova equipe para auxiliar no socorro às vítimas de Brumadinho. Serão enviadas duas duplas de militares e dois cães farejadores para a procura de mais mortos. A solicitação foi feita pelo governo de Minas Gerais.

Governador Wilson Witzel na homenagem aos bombeiros que atuaram em Brumadinho e entrega de 10 viaturas para a corporação - Divulgação / Carlos Magno

"Amanhã mandaremos novamente uma equipe para apoiar este esforço à Brumadinho. O cão é muito preciso para localizar vítimas, então naquele mar imenso de lama e rejeitos, o animal vai indicar exatamente onde devem ser feitas as buscas. Colocamos nossos melhores veículos, aeronave e bombeiros para atuarem prontamente logo que recebemos a notícia do desastre. Quero agradecer aos bravos soldados do fogo e da lama, que abriram mão de estarem com suas famílias, para atender a esta tragédia", afirmou o secretário.

Para o capitão do Corpo de Bombeiros, Rodrigo Barbosa, um dos 80 homenageados, o grande desafio foi atuar em um terreno instável e com dificuldade enorme de locomoção.

"Apesar desta ter sido a minha nona grande operação, ficamos impactados com o tamanho da tragédia. Muitos familiares nos abordaram para solicitar apoio para encontrarmos os corpos de seus entes queridos", contou o militar.

Governador Wilson Witzel na homenagem aos bombeiros que atuaram em Brumadinho e entrega de 10 viaturas para a corporação - Divulgação / Carlos Magno

A cerimônia marcou também a entrega de dez viaturas do tipo ABSL, utilizadas para ocorrências de busca e salvamento. O investimento nos equipamentos foi de aproximadamente R$ 2.850 milhões, proveniente dos recursos arrecadados com a taxa de incêndio. Os veículos serão distribuídos para as unidades do Catete, Paraty, São Pedro da Aldeia, São Fidélis, Campos, Resende, Barra Mansa, Teresópolis, Cabo Frio e para o Grupamento de Operações com Produtos Perigosos (GOPP).

Barragens no estado

No evento que homenageou os bombeiros militares, o governador informou ainda que a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade atua na fiscalização das barragens do estado. Um grupo de trabalho formado por técnicos da secretaria e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em parceria com a Secretaria de Estado de Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar e o Departamento de Recursos Minerais (DRM), tem cuidado da atualização do diagnóstico das barragens do estado, da revisão de normativos relacionados ao tema e da realização de ações de fiscalização. Ao longo da próxima semana, todos os empreendedores serão notificados e terão prazo de 90 dias para realizarem a Inspeção de Segurança Regular em suas estruturas.

"Estamos fazendo o dever de casa aqui no Rio de Janeiro, estamos fiscalizando nossas barragens para prevenir desastres", acrescentou o governador.

A força-tarefa do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro chegou a cidade mineira no sábado, dia 26, um dia após a tragédia, depois do apoio oferecido pelo governador do Rio, no mesmo dia da tragédia. Foram 40 militares enviados para Brumadinho, que foram substituídos pouco mais de uma semana depois por outros 40. Eles também contaram com uma aeronave, nove viaturas e três cães farejadores. 

As viaturas que foram entregues ao Corpo de Bombeiros serão utilizadas em ocorrências de busca e salvamento.

Você pode gostar
Comentários