VLT opera de maneira parcial - Fernanda Dias / Arquivo / Agência O DIA
VLT opera de maneira parcialFernanda Dias / Arquivo / Agência O DIA
Por O Dia

Rio - O prefeito Marcelo Crivella anunciou, nesta quarta-feira, mudanças no sistema de transportes no Centro da cidade. A partir da semana que vem, haverá alterações envolvendo linhas de ônibus que passam pela região para a implantação da Linha 3 do VLT. No entanto, prefeitura não precisou a data da modificação.

A Linha 3 do VLT começará a operar na próxima na semana, também sem data de inauguração. Procurada pelo DIA, a concessionária disse não ter sido informada sobre a mudança. A alteração também surpreendeu Marcelino D'Almeida, vice-presidente da Comissão de Transportes da Câmara Municipal, que disse desconhecer a nova proposta do Município.

Segundo Crivella, a alteração é um estudo minucioso da Secretaria Municipal de Transportes e da Procuradoria Geral do Município, que levou em consideração os interesses dos usuários do sistema. 

"Não haverá perdas para o passageiro, que não vai pagar um centavo a mais pelo transbordo. Ou seja, poderá pegar dois ônibus e o VLT, no período de duas horas e meia, e pagar apenas uma tarifa. Além disso, o passageiro não paga quando faz transferência entre linhas ou nova viagem no mesmo sentido no período de uma hora", disse a prefeitura em nota.

De acordo com o Município, o tempo de deslocamento dos usuários será reduzido em 20% na região do Centro. A primeira etapa de alterações contemplará as linhas que saem das zonas Norte e Oeste da cidade. As linhas provenientes da zona Sul sofrerão mudança em uma próxima fase.

Ainda segundo o prefeito, não haverá alteração quanto às linhas de ônibus intermunicipais neste momento. "As alterações nos itinerários destas linhas já estavam previstas desde o início da implantação do VLT, que está concluindo seu projeto original e estará totalmente estabelecido na cidade", destacou no texto. 

No texto, a prefeitura ainda afirma que a cidade se tornará mais amiga do pedestre, mencionando grandes centros do mundo, que suspenderam a circulação de ônibus na área central, como Paris, Bourdeaux e Amsterdã, onde há predominância do VLT no centro.

Para Paulo José Braga, 38, que vem de Piedade para o Centro, o VLT "atende muito bem". Ele pega o trem na estação da Zona Norte da cidade, salta na Central e utiliza o VLT para chegar ao trabalho, na Rua Almirante Barroso. "Se eu tivesse o imposto do município nas mãos, o investiria no VLT e tiraria recursos das linhas de ônibus", avaliou o passageiro.

O corretor Rogério Claudino, de 40 anos, enxerga que a proposta de Crivella não muda em nada os problemas de mobilidade do Rio. "Tudo mudou na cidade, mas o gargalo do sistema de transporte não foi resolvido. É um absurdo o que fazem com dinheiro público ao concederem a cinco, seis empresários o privilégio de ditar como a população vai se locomover".

A agente comunitária Elaine Aureliano, 31, é moradora da região central e afirmou que o modal já foi mais confortável. "No BRT também foi assim, até o Luciano Huck andou no início para fazer matéria, hoje vemos como anda superlotado e sem manutenção. Nos últimos seis meses o VLT lotou muito, deixou de ser passeio pra turista curtir a passagem", relatou a usuária.

Serviço:

Quem vem da Zona Norte:

— se vier pela Zona Portuária, o passageiro deve desembarcar na Rodoviária ou na Candelária, embarcando na Linha 1 (Santos Dumont) ou na Linha 2 (Praça XV) do VLT para seguir viagem;

—  se vier pelo eixo Av. Francisco Bicalho x Av. Presidente Vargas, deve desembarcar na Central ou na Candelária, embarcando na Linha 2 (Praia Formosa - Praça XV) ou na Linha 3 (Santos Dumont, via Av. Marechal Floriano) do VLT para seguir viagem;

Obs: o itinerário dos ônibus que seguem pelo eixo Tijuca (Praça da Cruz Vermelha e Lapa) não será alterado 

Quem vem da Zona Oeste:

- se vier pelo eixo Av. Francisco Bicalho x Av. Presidente Vargas, o passageiro deve desembarcar entre a Central e a Candelária, embarcando na Linha 2 (Praia Formosa - Praça XV) ou na Linha 3 (Santos Dumont, via Av. Marechal Floriano) do VLT para seguir viagem;

 

 

Você pode gostar
Comentários