Ônibus é atingido por deslizamento de terra quando passava pela Avenida Niemeyer durante o temporal  - Severino Silva/Agência O Dia
Ônibus é atingido por deslizamento de terra quando passava pela Avenida Niemeyer durante o temporal Severino Silva/Agência O Dia
Por RAFAEL NASCIMENTO

Rio - O empresário Régis Pontes, de 54 anos, viu o momento em que o deslizamento da Avenida Niemeyer atingiu o ônibus da viação Jabour na região. Morador da comunidade Chácara do Céu, vizinha ao Morro do Vidigal, ele conta que uma contenção da localidade desabou. "Escutei um barulho muito forte e depois corri para ver o que tinha acontecido. Era uma das contenções que tem aqui na Chácara do Céu que havia se rompido", relembra.

O morador diz que quando percebeu, a contenção estava levando uma árvore de grande porte morro abaixo. "Eu vi já soterrando o ônibus e uma gritaria. Uma colega minha, que estava perto do ônibus, por pouco não foi atingida", Régis lembra.

Vídeos mostram alagamentos e destruição durante temporal no Rio

Morador da região há 25 anos, o empresário afirma que nunca viu uma chuva tão forte por lá como a que caiu na noite desta quarta-feira. "Foram dois temporais com muito vento; o primeiro foi entre 21h30 e 23h. Depois, houve uma interrupção de 30 minutos e novamente veio mais um temporal", diz. "Foi tão forte que o próprio Hotel Sheraton está sem luz e o pessoal de lá está ilhado".

A Niemeyer amanheceu fechada nos dois sentidos - Severino Silva / Ag

Buscas no mar

Um helicóptero do Corpo de Bombeiros está sobrevoando o mar da região fazendo buscas por possíveis vítimas do deslizamento na encosta.

Por causa do desabamento, a via está totalmente interditada ao tráfego. Os moradores das localidades próximas também não conseguem passar pela área que está o ônibus. "Não existe previsão para que a Niemeyer seja reaberta nas próximas horas", frisou o diretor da CET-Rio, Joaquim Diniz.

Guindaste da Comlurb

A Comlurb está com um guindaste tentando cortar as árvores para ajudar na retirada do veículo. Além do guindaste, várias máquinas da corporação trabalham no local, dentre elas motosserras para o corte da vegetação.

Metade do ônibus atingido pelo deslizamento foi soterrado em uma cratera que se formou. Retroescavadeiras retiram terra do local, com dezenas de caminhões que são carregados e deixam o local a todo o momento. "Até agora, 50 toneladas de terra foram retiradas", revela Tarcisio Almeida, presidente da Colmlurb.

Crivella pede que moradores de áreas de risco procurem abrigos

A Light cortou a energia da região para o trabalho das equipes. Alguns postes também estão sendo retirados para facilitar a ação dos agentes.

Em nota, o Rio Ônibus lamentou "profundamente a fatalidade ocasionada pelo deslizamento de encosta que atingiu um coletivo na Av. Niemeyer, e que resultou em duas vítimas fatais durante as fortes chuvas que atingiram a cidade na noite da última quarta-feira".

Ainda segundo o sindicato, a empresa responsável pela linha está trabalhando com as autoridades competentes para a retirada do veículo do local e para auxiliar no que for necessário.

 
Você pode gostar
Comentários