A previsão é de mais chuva forte para essa semana - Luciano Belford / Agência O Dia
A previsão é de mais chuva forte para essa semanaLuciano Belford / Agência O Dia
Por O Dia

Rio - Em meio à possibilidade de novos temporais no estado até o fim do verão, inclusive na próxima semana, é preciso tomar diversos cuidados nas residências e ruas para evitar transtornos e fatalidades com as chuvas fortes. Na Cidade do Rio, a prefeitura disponibiliza o serviço do Alerta Rio, administrado pelo Centro de Operações Rio (COR), que acompanha 24 horas o sistema meteorológico e avisa sobre previsão de chuva, alagamentos e deslizamentos.

Os dados são enviados à população por meio do aplicativo de celular, ou pelo cadastro no Facebook ou Twitter. Já a Defesa Civil Estadual oferece alertas de desastres naturais por meio de mensagem de texto. Para o registro gratuito, é preciso enviar uma mensagem ao número 40199 com o CEP.

Segundo o especialista em gerenciamento de risco Gustavo Cunha Mello, o planejamento é indispensável para evitar problemas. "No caso de alagamentos em casas, a primeira preocupação é desligar a energia para não ter contato com a água. Se não der para escoar o alagamento, se proteja em um lugar abrigado, que precisa ser pensado antes. Um local de emergência próximo, como a casa de um parente, e que não tenha sido afetado pela chuva", explicou ele. Em áreas de riscos, entretanto, o plano de emergência deve ser apresentado pela Defesa Civil, que determina uma escola ou igreja para abrigo da comunidade.

No carro, o especialista recomenda nunca enfrentar bolsões de água e alagamentos. "Procure rapidamente um local protegido, como posto de gasolina ou shopping, e espere a chuva passar. Se estiver dentro do veículo no temporal e o nível da água aumentar, saia imediatamente para conseguir se abrigar e não correr o risco de ser levado pela água".

Proteção

Para prevenir acidentes, Cunha Mello lembra que é fundamental não jogar lixo na rua para não obstruir o escoamento da água. Outra medida é se atentar a árvore ou postes com risco de queda. "Nesses casos, avise à Defesa Civil, prefeitura e Light. Caso o poder público não resolva o problema e haja risco de queda, se reúna com moradores para criar alguma proteção para o objeto, como amarrar com cabos de aço. Mas isso requer pessoas treinadas e uma análise de engenharia", pontuou Cunha Mello.

Você pode gostar
Comentários