Corpos de Isabel e Mauro Martins foram enterrados nesta sexta-feira - Luciano Belford / Agência O Dia
Corpos de Isabel e Mauro Martins foram enterrados nesta sexta-feiraLuciano Belford / Agência O Dia
Por *Caio Cardoso

Rio - Foram enterrados no fim da manhã desta sexta-feira mãe e filho soterrados dentro de casa, em Barra de Guaratiba, na Zona Oeste da cidade, após a casa da família desabar. A tragédia ocorreu em consequência do temporal que castigou a capital fluminense, quarta-feira à noite. O sepultamento de Mauro Martins da Paz, de 33 anos, e de Isabel Martins da Paz, de 56, foi no Jardim da Saudade, em Paciência, na mesma região. O funeral e o transporte das mais de 100 pessoas que compareceram ao cemitério foi custeado pela Prefeitura do Rio.

Dentro da casa, Arthur e Áureo, filho e marido, respectivamente, de Isabel, foram resgatados. Para Yuri Carlos Alves da Paz, primo de Mauro, o resgate dos outros foi um milagre. "Dois amigos me ajudaram a socorrer o Arthur e, com a graça de Deus, ele foi resgatado com vida. O Mauro era um cara muito alegre, sempre de bem com a vida, assim como a Isabel. A falta que eles vão deixar na família é sem tamanho", lembra.

Centenas de pessoas estiveram no funeral - Luciano Belford/Agncia O Dia

Adriana Alves da Paz, também prima de Mauro, conta que nunca poderia esperar "uma tragédia como essa".

"Eles foram nascidos e criados na Barra de Guaratiba, meu avô que construiu aquela casa pra eles, lá já choveu várias vezes, não sei como dessa vez aconteceu isso, é inexplicável. E se o prejuízo fosse só de bem material, seria menos mal. Mas perdemos eles, isso é irreparável", desabafa.

Além de mãe e filho, outras quatro pessoas morreram durante a tempestade no Rio. A terceira morte aconteceu na Rocinha e a quarta no Vidigal, após o desabamento de um muro. A quinta e sexta vítimas fatais foram passageiros de um ônibus que foi atingido por um deslizamento na Avenida Niemeyer, em São Conrado. Por causa das mortes, a prefeitura decretou luto oficial de três dias na cidade, que está em Estágio de Crise há mais de 40 horas.

Homenagens nas redes sociais

Parentes e amigos de Isabel e Mauro prestaram homenagens e lamentaram nas redes sociais. "Me desculpe por não conseguir chegar a tempo. Só eu sei o que sinto nesse momento", declarou um parente. "Vou sempre lembrar de você e seu filhão com esse sorriso. Descansem em paz", escreveu uma amiga. "Família Paz, em luto", comentou outra. 

Intensidade

A chuva que caiu na cidade começou por volta das 20h, quando o município entrou em Estágio de Atenção, e atingiu principalmente as zonas Oeste e Sul. As sirenes da Rocinha e do Sítio Pai João, no Itanhangá, foram acionadas. O temporal castigou a cidade até as 23h30.

*Estagiário sob supervisão de Maria Inez Magalhães

Você pode gostar
Comentários