Rute Labra comemora na pista a volta dos ensaios técnicos - Marcio Mercante / Agência O Dia
Rute Labra comemora na pista a volta dos ensaios técnicosMarcio Mercante / Agência O Dia
Por Antonio Puga

Rio - Depois de dois anos sem ensaiar na Sapucaí, neste domingo a alegria das agremiações e torcidas voltou com força total: Vila Isabel, Mocidade Independente de Padre Miguel e Unidos da Tijuca abriram a temporada de ensaios técnicos no Sambódromo do Rio.

A Vila Isabel antes de começar sua passagem pela Sapucaí, prestou uma homenagem aos 10 jogadores mortos no incêndio de sexta-feira no Ninho do Urubu, Centro de Treinamento do Flamengo, em Vargem Grande. 

A escola tem como enredo para o desfile deste ano “Em nome do pai, do filho e dos santos, a Vila canta a cidade de Pedro, homenagem a cidade de Petrópolis, do carnavalesco Edson Pereira”.

A noite marcou também a volta da rainha da bateria da azul e branco da Zona Norte, Sabrina Sato, que ficou distante por um tempo da filha Zoe. Emocionada, ela disse estar feliz em voltar a desfilar pela agremiação.

Sabrina Sato, rainha de bateria da Vila Isabel - Marcio Mercante / Agencia O Dia

Sem cobrança de ingressos, o público aproveitou para ver as escolas de perto. A paulista Rute Labra, que é compositora de uma escola de samba de grupo de acesso comemorou o retorno dos ensaios. “Eles nunca deveriam ter acabado. Isto é a alegria do povo. Estou feliz por poder assistir os ensaios técnicos”, disse.

A enfermeira Maria da Glória Vieira da Silva tinha na ponta da língua o samba enredo da sua escola, a Vila

Isabel. “No ano passado desfilei, este ano achei melhor assistir na arquibancada. Amo a Vila Isabel, e acho

maravilhoso que os ensaios tenham voltado”, disse.

Segundo o diretor de Harmonia da escola, Marcelinho Emoção, os ensaios técnicos levam a alegria à população. "Esta é a oportunidade das pessoas de assistirem suas escolas sem ter que pagar. É um momento de alegria. Nosso povo tem enfrentado tantos problemas e tristezas, os ensaios levam alegria ao

povo. As pessoas precisam disso” comentou.

ENSAIOS

O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Jorge Castanheira disse que já estão

certos ensaios nos finais de semana de 16,17,23 e 24 deste mês. O restante do calendário, com as outras 11 agremiações, ainda será divulgado. “Depois, vamos soltar o calendário das outras escolas, que estamos terminando de fechar. Todas vão participar, se Deus quiser”, afirmou.

A volta dos ensaios é resultado de um acordo que envolve a Light,o governo do estado e a Prefeitura do Rio. A concessionária de energia elétrica irá descontar o valor do ICMS através da Lei Rouanet. Segundo Castanheira a Liga da Escolas vai cobrir os gastos com o Sambódromo. “A Liga, por meio da Lei Rouanet, vai bancar os custos da montagem para os dias de ensaio, com grades, banheiros químicos, carro de som entre outros serviços”, concluiu.

Você pode gostar
Comentários