Chuva forte está prevista a partir desta sexta-feira - Severino Silva/Arquivo/Agência O Dia
Chuva forte está prevista a partir desta sexta-feiraSeverino Silva/Arquivo/Agência O Dia
Por O Dia

Rio - A chuva vai chegar mais cedo ao Rio. a previsão para esta terça-feira é de que já a partir do fim tarde desta terça haja pancadas de chuva forte. De acordo com o Centro de Operações, elas devem acontecer em curtos períodos de tempo e em pontos isolados, por conta do calor e da umidade.

Já na quarta-feira, a previsão é de pancadas de chuva forte e, ocasionalmente, muito forte com a passagem de uma frente fria. Elas serão acompanhadas de rajadas de vento forte e raios a qualquer hora do dia. O COR informa que o o tempo ficará assim desde a madrugada e se estenderá até o início da noite.

Nos dois dias seguintes, quinta e sexta-feira, a formação de um sistema de baixa pressão no oceano manterá o tempo instável. Com isso, a previsão é chuva moderada a forte, podendo ser muito forte, a qualquer hora do dia, com possíveis rajadas de vento moderado a forte em toda a cidade.

Fim de semana

A tendência é que o tempo continue instável no sábado, com previsão de chuva moderada a forte e rajadas de vento forte a muito forte. O Centro de Hidrografia da Marinha alerta que a passagem da frente fria poderá provocar fortes pancadas de chuva, acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas e ressaca do mar, com ondas de até 2,5 metros entre Santa Vitória do Palmar (RS) e Arraial do Cabo (RJ).

Rescaldo do último temporal

A Comlurb continua com suas equipes reforçadas nas ruas desde as 20h da última quarta, quando teve início a operação especial de limpeza da cidade, após o temporal que atingiu a cidade, deixando sete mortos, desabrigados e desalojados, ruas interditadas, além de centenas de árvores derrubadas pela força da ventania sobre a rede de alta tensão.

A ventania chegou a atingir 116 km/h em Barra Guaratiba, na Zona Oeste, e 110 km/h, em Copacabana, na Zona Sul, regiões mais atingidas pela tempestade.

Depois do grande mutirão da Comlurb no fim de semana, os trabalhos prosseguiram nesta segunda. Já foram mobilizados 10.997 garis e 952 agentes de limpeza urbana trabalhando na retirada de resíduos, lama, bolsões d'água e galhos das árvores que caíram sobre a rede de alta tensão ou nas ruas e avenidas.

Os serviços têm apoio, entre equipamentos e veículos, de 50 motosserras, 25 pás carregadeiras, 683 caminhões e 50 conjuntos de manejo arbóreo. Foram registradas 741 quedas de árvores até sábado, sendo que 638 já foram removidas. Desde a quarta foram recolhidas 9.301 toneladas de resíduos, como terra, lama, galhos de árvores e entulho, além de desentupidos e 4.531 ralos.

 

Você pode gostar
Comentários