Cariocas tentam se preparar, desde ontem à tarde, para o temporal anunciado para hoje. Há 194 pontos de apoio identificados para a população - Marcio Mercante / AgÊncia O Dia
Cariocas tentam se preparar, desde ontem à tarde, para o temporal anunciado para hoje. Há 194 pontos de apoio identificados para a populaçãoMarcio Mercante / AgÊncia O Dia
Por O Dia

Rio - As prefeitura dos municípios da Região Metropolitana e da Baixada Fluminense entraram em estágio de atenção devido a possibilidade de chuva forte. Niterói e Nova Iguaçu suspenderam as aulas na escolas da rede municipal. Em São Gonçalo, a Defesa Civil do município está monitorando as áreas que oferecem risco de deslizamento e alagamento. 

Os municípios de Duque de Caxias, Belford Roxo e Nilópolis mobilizaram equipes das secretarias de Defesa Civil, Obras, Serviços Públicos, Assistência Social para atuarem com rapidez em caso de temporal.   

A Prefeitura de Belford Roxo colocou agentes de plantão que atuarão conjunto com equipes das secretarias de Conservação, Assistência Social e Cidadania e Serviços Públicos, em caso de chuva forte. Os telefones de emergência da Defesa Civil de Belford Roxo são: 2761-0588 e 2761-7317, além do 199.

Em Duque de Caxias, a Defesa Civil está monitorando e recebendo informações em tempo real, através dos satélites do CPTEC/INPE, e foram mobilizadas as secretarias municipais de Meio Ambiente e de Obras.  Em caso de emergência  os moradores foram disponibilizados os telefones: 0800 0230 199, 199 e 2673-2203.

Já em Nova Iguaçu a Prefeitura suspendeu as aulas nas escolas da rede municipal, a medida tem como objetivo evitar riscos aos estudantes caso a cidade seja afetada pelas chuva. As unidades municipais de saúde estarão de plantão para os casos de emergência. 

A Prefeitura de Nilópolis ativou o Plano de Contingência, com o monitoramento da previsão meteorológica, e analise das condições de segurança das encostas dos morros e atuar em caso de deslizamento com ações preventivas,  remoção e abrigo de famílias que se encontrem ameaçadas por escorregamentos. 

A Defesa Civil  está divulgando os pontos de encontro e abrigos que irão entrar em funcionamento em caso de temporal.  Os endereços estão no http://nilopolis.rj.gov.br/site/wp-content/uploads/2019/02/pontos-de-apoio-e-abr

Niterói  entrou em estágio de atenção nesta terça-feira, e por medida de segurança as aulas na rede municipal de educação estão suspensas). A Defesa Civil da cidade montou, com a Companhia de Limpeza de iterói (CLIN), a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) e a Niterói Transportes e Trânsito (NitTrans), estrutura especial de operação para os próximos dias,haverá aumento no efetivo de agentes da NitTrans nas ruas orientando motoristas, enquanto a Clin vai manter uma equipe de plantão 24 horas. 

Outra cidade que entrou em estágio de atenção é São Gonçalo, na Região Metropolitana, e a Defesa Civil do município está monitorando as áreas de deslizamento de terra e alagamento. A Prefeitura montou pontos de apoio para desabrigados e desalojados. 

Pontos de apoio: Paróquia SantAna de Itaúna(Itaúna); Umwi Pastor Militão Ramos de Oliveira (Nova Grécia); Escola estadual Luiza Honório do Prado (Zumbi); Escola Municipal Maria Amélia (Engenho Pequeno); Escola Municipal Deputado José carlos Monteiro (Novo México); Escola Municipal Coronel Amarante (Zumbi);Umei Professor Djair Cabral Malheiros (Tenente Jardim); Ciep 052 (Boa Vista); Escola Municipal Evandyr Molina (Venda da Cruz); Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Patronato); Primeira Igreja Batista Ponte Paraguai (Sete Pontes); Igreja Imaculada Conceição (Engenho Pequeno); Cras Engenho Pequeno (Pita); Colégio Estadual Oswaldo Ornellos (Porto Novo); Paróquia Santo Antônio (Covanca); Capela do condomínio Village do ponta (Gradim); Ciep 250 (Gradim); Creche Escola Suzane e Izaias (Engenho Pequeno);Movimento Pró Criança (Vila Três); Escola Municipal Joaquim Lavoura (Barro Vermelho); USF Mutuaguaçu; Associação de Moradores do Arsenal; Colégio Amaral Peixoto (Lindo Parque). 

Recomendação em caso de temporal

- Quem mora próximo a rios e valões, em caso de fortes chuvas deve abandonar o lugar e procurar abrigo em local alto.

- Os moradores de locais próximos a barreiras e encostas, devem evitar ficar dentro de casa e procurar abrigo em locais seguros.

- Em casos de tempestades com raios, vento fortes e granizo, buscar abrigo em locais seguros longe de placas, árvores e postes de energia.

- Em situações de alagamentos e inundações, as pessoas devem evitar o contato com água, não se dirigir para locais onde o fluxo de água é forte. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas.

- Evite colocar o lixo nos pontos de coleta. A água da chuva pode levar o lixo a entupir bueiros e galerias;

- Não deixar crianças brincando em áreas alagadas, elas podem se contaminar, contraindo doenças graves, como hepatite e leptospirose

 

Você pode gostar
Comentários