Ônibus soterrado por deslizamento na Avenida Niemeyer, durante o temporal da noite de quarta-feira. Dois morreram no local - Severino Silva/Agência O Dia
Ônibus soterrado por deslizamento na Avenida Niemeyer, durante o temporal da noite de quarta-feira. Dois morreram no localSeverino Silva/Agência O Dia
Por O Dia

Rio - Um vídeo que circula pela internet e aplicativos de mensagens instantâneas mostrando os supostos estragos que a forte chuva prevista para esta quarta-feira faria no Rio é falso. O alerta é do Centro de Operações da Prefeitura e do Instituto de Meteorologia (Inmet), que desmentiram as imagens. Segundo Juliana Hermsdoff, meteorologista do Alerta Rio, alerta para um volume de chuva maior que o da semana passada, quando era previstos cerca de 60 mm e o índice chegou a passar de 150mm. "O Ventusky, usado no vídeo, é apenas um modelo de previsão, um simulador. Não é um aparelho técnico. A previsão é de 80 mm para esta quarta-feira, podendo superar 100mm. Na semana passada, alguns pontos da cidade passaram de 150mm", explicou.

"O observado – o que de fato choveu – foram 58 mm. A Marinha do Brasil também emitiu um alerta de ressaca na cidade do Rio, com ondas de até 2,5 metros das 10h de amanhã até 10h de quinta-feira", complementou Juliana. 

"No estado do Rio, a chuva deve começar na madrugada de quarta-feira na região da Costa Verde – em cidades como Angra dos Reis, Parati, Marabá – e seguir para a capital. A previsão é de rajadas de vento de 60 km/h a 80 km/h. As chuvas serão volumosas, mas espaçadas, o que diferencia esse temporal do ocorrido na quarta-feira passada, que vitimou sete pessoas", disse Thiago Sousa, meteorologista do Inmet, ressaltando que o vídeo que circula na internet é falso. "A pessoa que fez o vídeo nem se identificou e fala sem base alguma", disse.

 

Você pode gostar
Comentários