Rio - Uma forte chuva atingiu o Centro e a Zona Norte do Rio, na noite desta terça-feira, e há registros por toda a cidade. De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura (COR), choveu muito forte entre 22h15 e 22h30 nessas regiões. Por volta das 23h, no entanto, as ocorrências foram perdendo força. Segundo o Sistema Alerta Rio, entre 23h30 e 23h45, os bairros mais atingidos foram Tijuca, Santa Teresa e Jardim Botânico (1,2mm) e Grajaú, São Cristóvão e Laranjeiras (1,0mm), com chuva fraca. A previsão segue de chuva muito forte para a madrugada.
Até às 22h50, Saúde (19,6 mm), São Cristóvão (15,6 mm), Piedade (8,6 mm), Grande Méier (8,4 mm), Laranjeiras (8,4 mm), Urca (8,2 mm) e Santa Teresa (5,4 mm) eram os bairros mais atingidos, além de vias expressas como Avenida Brasil, Linha Amarela e Ponte Rio-Niterói. Em relação aos ventos da última hora, entre 22h e 23h, a rajada mais forte registrada foi de 34,56 km/h, na estação do INMET que fica no Forte de Copacabana, na Zona Sul. Esses valores são considerados moderados.
Já há registros de bolsões d'água na Barra da Tijuca, na Zona Oeste, Catete, Lagoa, Gávea e Laranjeiras, na Zona Sul, e Vila Isabel, Zona Norte. O COR pede para que a população não se desloque debaixo de chuva forte e não force a travessia em bolsões d'água.
23h45 - GÁVEA: há bolsão d'água em um trehco da Rua Ministro Raul Machado. Equipes da Seconserma acionadas. NÃO SE DESLOQUE DEBAIXO DE CHUVA FORTE E NÃO FORCE A TRAVESSIA, A PÉ OU DE CARRO, EM BOLSÕES D'ÁGUA.
— Centro de Operações Rio (@OperacoesRio) 13 de fevereiro de 2019
23h43 - LARANJEIRAS: há bolsão d'água na Rua Pinheiro Machado, na altura da R. Ana Leonídia. Equipes da Seconserma acionadas. NÃO SE DESLOQUE DEBAIXO DE CHUVA FORTE E NÃO FORCE A TRAVESSIA, A PÉ OU DE CARRO, EM BOLSÕES D'ÁGUA.
— Centro de Operações Rio (@OperacoesRio) 13 de fevereiro de 201923h07 - RUA DO CATETE parcialmente interditada na altura da R. Silveira Martins devido à bolsão d'água. Equipes da prefeitura do Rio acionadas. NÃO SE DESLOQUE DEBAIXO DE CHUVA FORTE E NÃO FORCE A TRAVESSIA, A PÉ OU DE CARRO, EM BOLSÕES D'ÁGUA. pic.twitter.com/URpR1munvd
— Centro de Operações Rio (@OperacoesRio) 13 de fevereiro de 2019
22h20 - BOLSÃO D'ÁGUA ocupa parcialmente a Av. Armando Lombardi, na altura da Barra Point. As pistas estão escorregadias e aumentam o risco de acidentes. NÃO SE DESLOQUE DEBAIXO DE CHUVA FORTE E NÃO FORCE A TRAVESSIA, A PÉ OU DE CARRO, EM BOLSÕES D'ÁGUA. pic.twitter.com/dOesrYUrrL
— Centro de Operações Rio (@OperacoesRio) 13 de fevereiro de 2019
Atenção, motoristas! Há pontos de alagamento na Av. Epitácio Pessoa - Alt. Vinicius de Moraes. Via parcialmente interditada. Equipes da Prefeitura do Rio acionadas.
— Centro de Operações Rio (@OperacoesRio) 13 de fevereiro de 2019
22h34 - BOLSÃO D'ÁGUA na Rua Visconde de Santa Izabel, na altura da Rua Barão de São Francisco. Seconserma acionada. NÃO SE DESLOQUE DEBAIXO DE CHUVA FORTE E NÃO FORCE A TRAVESSIA, A PÉ OU DE CARRO, EM BOLSÕES D'ÁGUA. pic.twitter.com/x9t2ZisZg6
— Centro de Operações Rio (@OperacoesRio) 13 de fevereiro de 2019
As linhas 1 e 2 do VLT operam em intervalos irregulares por conta do acúmulo d'água em trechos do Centro, segundo o COR.