Agentes da Comlurb na Rua Barão de Bom Retiro,no Engenho Novo - Estefan Radovicz / Agência O Dia
Agentes da Comlurb na Rua Barão de Bom Retiro,no Engenho NovoEstefan Radovicz / Agência O Dia
Por ADRIANO ARAÚJO

Rio - Quando chove, o alerta sempre fica ligado para pais e alunos do Colégio Pedro II do Engenho Novo, na Zona Norte do Rio. Quem está dentro, não consegue sair; quem está fora, não consegue entrar. Os pais que se arriscam a trazer os filhos improvisam, junto com funcionários do colégio, uma forma de acessar o local, na Rua Barão do Bom Retiro.

"Eu moro no bairro há 15 anos, na rua do colégio. Da minha janela eu vejo todo o estrago. Desde 5h30 estou mandando vídeo para grupos e alertando os pais que estava inviável chegar no colégio. Tem muita gente que mora longe", conta Vanessa Baia, que faz transporte escolar de alunos do Pedro II e tem dois gêmeos que estudam nos campi do Engenho Novo, um deles há oito anos.

Frente do Colégio Pedro II: pallet é improvisado para alunos e professores entrarem em dias de chuva na unidade - WhatsApp O DIA (98762-8248)

Baia conta que as aulas acabaram não acontecendo nesta manhã, já que muitos professores e alunos não conseguiram chegar no colégio. Os campus Engenho Novo I e II, que funcionam no mesmo espaço, acabaram suspendendo o funcionamento no período da tarde.

Para ajudar no acesso ao colégio, pallets são improvisados para ajudar no desembarque dos alunos de carros. "Paramos o carro e fazemos um tipo uma 'lotação', para tirar ou dar acesso a todos na escola. É colocado um tablado de madeira, aí o carro não consegue chegar na porta", conta uma segunda pessoa, que preferiu não se identificar.

Após a chuva passar, estudantes, funcionários do Colégio Pedro II, comerciantes e moradores ainda precisam conviver com o forte cheio que fica no local. "Quando escoa, ainda fica com esgoto a céu aberto. Adotamos botas plásticas, porque não tem como", relatou outra pessoa.

Alagamento na Rua Barão de Bom Retiro, no Engenho Novo, ao lado do Colégio Pedro II - Estefan Radovicz/Agência O Dia

Quem mora na região diz que o problema existe há décadas, dificultando moradores e comerciantes. A Prefeitura do Rio chegou a ser procurada, mas disse que uma obra na Barão do Bom Retiro era "inviável". "Em relação ao problema de alagamento no campus Engenho Novo, já foram feitas inúmeras notificações. Trata-se de um problema crônico de águas pluviais, da desobstrução da rede de esgoto. O município diz que trata-se de um problema de competência estadual", diz o Colégio Pedro II, em nota.

A chuva deu uma trégua no fim da manhã. Com isso, funcionários da Comlurb começaram a limpeza da região e a desobstrução de bueiros, tomados pelo lixo que descem rua abaixo. Em nota, o Colégio Pedro II confirmou a suspensão das aulas à tarde e disse que a direção comunicou os responsáveis, inclusive nos campus São Cristóvão II e III, também na Zona Norte.   

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (Seconserma) informou que existe um projeto para a região e que estão ciente das reclamações e transtornos. Contudo, não há nenhuma solução paliativa. Confira a nota na íntegra:

"Sobre a Rua Barão do Bom Retiro, na Tijuca, a Rio-Águas informa que já há um projeto já revisado, por conta de atualização de dados hidráulicos e hidrológicos. A Fundação está ciente das reclamações e transtornos causados, mas infelizmente não há solução paliativa. É obra de grande de porte e de macrodrenagem (vazão superior a 10 m3/s). Acrescentamos, ainda, que não há informações de trilho remanescente, mas de adutora de água no local, o que dificulta ainda mais a execução do projeto. No momento, técnicos estão atualizando o orçamento necessário para verificar se há disponibilidade em 2019 de recursos financeiros previstos para essa intervenção".

 

Você pode gostar
Comentários