Em dias de chuva, alunos do Pedro II ficam 'ilhados' no Engenho Novo

Trecho onde tem a unidade escolar, na Rua Barão do Bom Retiro, fica completamente alagado em dias de chuva, prejudicando a chegada e saída. Comerciantes e moradores também sofrem com o problema, que relatam existir há décadas

Por ADRIANO ARAÚJO

Agentes da Comlurb na Rua Barão de Bom Retiro,no Engenho Novo
Agentes da Comlurb na Rua Barão de Bom Retiro,no Engenho Novo -

Rio - Quando chove, o alerta sempre fica ligado para pais e alunos do Colégio Pedro II do Engenho Novo, na Zona Norte do Rio. Quem está dentro, não consegue sair; quem está fora, não consegue entrar. Os pais que se arriscam a trazer os filhos improvisam, junto com funcionários do colégio, uma forma de acessar o local, na Rua Barão do Bom Retiro.

"Eu moro no bairro há 15 anos, na rua do colégio. Da minha janela eu vejo todo o estrago. Desde 5h30 estou mandando vídeo para grupos e alertando os pais que estava inviável chegar no colégio. Tem muita gente que mora longe", conta Vanessa Baia, que faz transporte escolar de alunos do Pedro II e tem dois gêmeos que estudam nos campi do Engenho Novo, um deles há oito anos.

Frente do Colégio Pedro II: pallet é improvisado para alunos e professores entrarem em dias de chuva na unidade - WhatsApp O DIA (98762-8248)

Baia conta que as aulas acabaram não acontecendo nesta manhã, já que muitos professores e alunos não conseguiram chegar no colégio. Os campus Engenho Novo I e II, que funcionam no mesmo espaço, acabaram suspendendo o funcionamento no período da tarde.

Para ajudar no acesso ao colégio, pallets são improvisados para ajudar no desembarque dos alunos de carros. "Paramos o carro e fazemos um tipo uma 'lotação', para tirar ou dar acesso a todos na escola. É colocado um tablado de madeira, aí o carro não consegue chegar na porta", conta uma segunda pessoa, que preferiu não se identificar.

Após a chuva passar, estudantes, funcionários do Colégio Pedro II, comerciantes e moradores ainda precisam conviver com o forte cheio que fica no local. "Quando escoa, ainda fica com esgoto a céu aberto. Adotamos botas plásticas, porque não tem como", relatou outra pessoa.

Alagamento na Rua Barão de Bom Retiro, no Engenho Novo, ao lado do Colégio Pedro II - Estefan Radovicz/Agência O Dia

Quem mora na região diz que o problema existe há décadas, dificultando moradores e comerciantes. A Prefeitura do Rio chegou a ser procurada, mas disse que uma obra na Barão do Bom Retiro era "inviável". "Em relação ao problema de alagamento no campus Engenho Novo, já foram feitas inúmeras notificações. Trata-se de um problema crônico de águas pluviais, da desobstrução da rede de esgoto. O município diz que trata-se de um problema de competência estadual", diz o Colégio Pedro II, em nota.

A chuva deu uma trégua no fim da manhã. Com isso, funcionários da Comlurb começaram a limpeza da região e a desobstrução de bueiros, tomados pelo lixo que descem rua abaixo. Em nota, o Colégio Pedro II confirmou a suspensão das aulas à tarde e disse que a direção comunicou os responsáveis, inclusive nos campus São Cristóvão II e III, também na Zona Norte.   

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (Seconserma) informou que existe um projeto para a região e que estão ciente das reclamações e transtornos. Contudo, não há nenhuma solução paliativa. Confira a nota na íntegra:

"Sobre a Rua Barão do Bom Retiro, na Tijuca, a Rio-Águas informa que já há um projeto já revisado, por conta de atualização de dados hidráulicos e hidrológicos. A Fundação está ciente das reclamações e transtornos causados, mas infelizmente não há solução paliativa. É obra de grande de porte e de macrodrenagem (vazão superior a 10 m3/s). Acrescentamos, ainda, que não há informações de trilho remanescente, mas de adutora de água no local, o que dificulta ainda mais a execução do projeto. No momento, técnicos estão atualizando o orçamento necessário para verificar se há disponibilidade em 2019 de recursos financeiros previstos para essa intervenção".

 

Galeria de Fotos

Agentes da Comlurb na Rua Barão de Bom Retiro,no Engenho Novo Estefan Radovicz / Agência O Dia
Frente do Colégio Pedro II: pallet é improvisado para alunos e professores entrarem em dias de chuva na unidade WhatsApp O DIA (98762-8248)
Alagamento na Rua Barão de Bom Retiro, no Engenho Novo, ao lado do Colégio Pedro II Estefan Radovicz/Agência O Dia

Comentários