Escola - Francisco Edson Alves
EscolaFrancisco Edson Alves
Por FRANCISCO EDSON ALVES

Rio - Embora os principais vestibulares aconteçam somente no fim do ano, especialistas ouvidos pelo DIA advertem: comece a estudar agora para se dar bem lá na frente. A tão sonhada vaga na faculdade só será conquistada se o aluno começar a se preparar desde já, mantendo o foco na regularidade dos estudos. E a fórmula para isso é resumia em planejamento e disciplina.

Profissionais da Elite Rede de Ensino lembram que os vestibulares costumam acumular matérias de todo o Ensino Médio. Ou seja, é muita coisa para ser estudada, lembrada, exercitada.

"Deixar para estudar em cima da hora é furada", adverte Caroline Lucena, coordenadora do pré-vestibular do Elite, ressaltando que o aparelho neurológico de cada aluno precisa de método, de rotina, concentração e dedicação.

Mas como não se perder nos estudos até a reta final? "Planeje-se", aconselha Caroline. Monte um plano de estudos e siga-o. "A rotina bem organizada é a chave do sucesso", garante. E tem que haver moderação nos estudos. "É errado pensar que para passar nas provas é preciso estudar além do limite de cada um. Para isso que serve o planejamento, a disciplina, que farão com que o estudante tenha equilíbrio nos estudos e descanso", detalha a coordenadora.

A recomendação é reservar horários, longe do celular, para se dedicar ao máximo à disciplina a ser estudada, sempre com pequenas pausas. "Elas são importantes para os neurônios organizarem o conhecimento estudado. A mente continua processando informações quando você para ou dorme. As respostas para dúvidas podem surgir após essas pausas", salienta Caroline Lucena.

Interpretação de texto

Gabriel Amaro, aluno do Elite, que passou para a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) no Curso de Letras - Inglês e Literatura, alerta para a interpretação de textos. "Os vestibulares esperam uma alta capacidade de leitura e interpretação de textos. Quem tiver a leitura afiada, com certeza estará mais bem preparado", opina.

Pedro Rocha, um dos coordenadores de Ensino Médio do Colégio Pensi, alerta: o estudante jamais deve se deixar levar pela falsa sensação de que, por ser início do ano letivo, há tempo de sobra para estudar. O calendário tem que ser "amigo constante" para quem vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

"É preciso ter rotina bem definida e organizada de estudos e descanso, evitando acúmulos de matérias", aponta Rocha.

Quadro de horários ajuda

O coordenador do Ensino Médio do Colégio Notre Dame-Recreio, Robson Vieira, sugere um quadro de horários. "O ideal é reservar pelo menos duas horas por dia para estudar, com duas redações por semana, acompanhando noticiários", aconselha. Através de podcasts e videoaulas, pode-se aproveitar também para estudar enquanto o aluno está na academia, no ônibus, indo para a escola ou trabalho.

Estudar em grupo também dá certo. Como o PréVestibular Cidadão (PVC) do Movimento pela Ética na Política (MEP), criado há 19 anos em Volta Redonda. Em parceria com uma Comunidade Eclesial, o PVC já ajudou, através de 25 professores voluntários e 15 matérias, 600 jovens e adultos — com taxas simbólicas mensais, de R$ 10 a R$ 20 — a chegar a faculdade.

"Estudando ao longo do ano, a média de aprovações está em 75%", orgulha-se Jose Maria da Silva, coordenador do MEP e idealizador do projeto.

Você pode gostar
Comentários