Rio - A Comlurb coletou 21 toneladas de lixo nos desfiles dos mais de 30 blocos que agitaram as ruas do Rio no sábado e no domingo. De acordo com a companhia, foram 165 garis e 32 agentes de limpeza urbana envolvidos, na Operação Carnaval.
Dentre os blocos que desfilaram nos dois dias, o que teve o maior acúmulo de lixo foi a Banda de Ipanema, que saiu no sábado, com 5,2 toneladas. A Banda Amigos da Barra, que desfilou neste domingo, vem logo depois com 4,2 toneladas de lixo; confira o ranking!
Banda de Ipanema: 5,2 toneladas
Banda Amigos da Barra: 4,2 toneladas
Primeiro Amor: 2,1 toneladas
Vira-Lata: 2,1 toneladas
Imprensa Que Eu Gamo: 1 tonelada
Pra se Apaixonar: 0,5 tonelada
Desliga da Justiça: 0,5 tonelada
Spanta Neném: 0,5 tonelada
Banda da Saens Pena: 21 kg
LIXO ZERO
As equipes do Lixo Zero também iniciaram, no sábado, a Operação Carnaval, com fiscalização durante a passagem dos blocos. As duas principais infrações nesse período são o descarte irregular de pequenos resíduos, como jogar no chão papel de bala ou palito e embalagens de sorvete, garrafas PETs, latinhas de alumínio etc., cabendo ao infrator multa de R$ 205,60; e folião flagrado urinando em vias públicas, cuja multa chega a R$ 563,30.
No sábado, 80 pessoas foram multadas por urinar em vias públicas e outras 43 pelo descarte de pequenos resíduos no chão.