Perícia da Polícia Civil recebe maletas com equipamentos e scanner

Materiais foram distribuídos com recursos do governo federal, via Gabinete de Intervenção Federal

Por O Dia

Perícia da Polícia Civil recebeu materiais e scanner
Perícia da Polícia Civil recebeu materiais e scanner -

Rio - O Gabinete de Intervenção Federal (IF) começou a entregar, nesta segunda-feira, os materiais adquiridos, com recursos do Governo Federal, para reequipar a estrutura de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro. Nesta segunda, a perícia da Polícia Civil (PCERJ) recebeu 50 maletas e um espectral vídeo. Esta é a primeira das entregas  de 2019, que é realizada após a gestão da Segurança Pública voltar ao governo, com o fim da intervenção federal, em 31 de dezembro.

O espectral vídeo é uma espécie de scanner com um monitor que checa detalhes do material analisado e será usado pelo Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) no exame da veracidade de documentos e cédulas. De acordo com a Chefe do Serviço de Perícia de Documentos do ICCE, o equipamento irá agilizar a análise dos cerca de oito mil documentos que o instituto realiza mensalmente. O novo equipamento foi adquirido por R$ 390 mil.

As 50 maletas de perícia contêm produtos para a pesquisa de vestígios de digitais, como fitas adesivas, pós acetinados e magnéticos, spray de ninidrina, pincéis e ampolas. O material é importado dos Estados Unidos e pode ser usado no local do crime para realizar uma detalhada perícia prévia, até mesmo em corpos em adiantado estado de decomposição. Segundo o assessor do Departamento Geral da Perícia Técnica do Instituto Félix Pacheco (IFP), esse é um kit multifuncional essencial para o trabalho do papiloscopista, que vai dar mais qualidade aos laudos e permitir um variado tipos de perícias.

As maletas serão distribuídas às equipes do IFP, dos Postos Regionais de Perícia Técnica (PRPTC), da Delegacia de Homicídios (DH) e Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA). O valor total do material é de R$ 162,5 mil.

As entregas desta segunda fazem parte de um pacote de mais de 400 itens adquiridos pela intervenção federal para reequipar os órgãos de Segurança Pública (Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar) e para a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP).

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários