Residentes do Hupe protestam em frente ao Hospital pelo atraso no pagamento da bolsa de janeiro - Reprodução
Residentes do Hupe protestam em frente ao Hospital pelo atraso no pagamento da bolsa de janeiroReprodução
Por *Ana Mello

Rio - Residentes do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), fizeram um protesto em frente ao Hospital, em Vila Isabel, na manhã desta quinta-feira. O motivo da manifestação é o atraso da bolsa referente ao mês de janeiro, que deveria ser paga no 10º dia útil do mês e não foi depositada até o início da tarde desta quinta. 

De acordo com a residente de enfermagem Patricia Araujo Pinheiro, que estava presente no ato, os pagamentos estão sendo quitados fora do prazo estipulado desde novembro de 2018. 

"Temos dedicação exclusiva, a residência é a nossa única fonte de renda para passagem, moradia e alimentação durante dois anos. Não temos mais verba pra chegar no Hospital e com isso a assistência aos pacientes pode ser afetada", desabafa Patricia.

Em nota enviado ao DIA pela manhã, a reitoria da Uerj afirmou estar trabalhando para antecipar o pagamento das bolsas, prevista para o dia 1º de março. Íntegra:

"Desde o momento em que tivemos a confirmação de que no dia 14 de fevereiro seria realizado o pagamento dos salários referentes ao mês de janeiro de 2019 (como efetivamente ocorreu), viemos trabalhando para que, na mesma data, fosse também realizado o pagamento das Programações de Desembolso (PDs) correspondentes às diversas modalidades de bolsas.

É provável que muitos saibam que, uma vez pagas as PDs, necessita-se de um determinado tempo, geralmente em torno de três dias, para que o pagamento seja disponibilizado nas contas bancárias (float bancário).

Apesar de todos os esforços, com a importante participação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, ainda não conseguimos que tais pagamentos fossem realizados.

A Secretaria de Fazenda está programando o pagamento dessas PDs de bolsas (incluindo-se aquelas cujos recursos provêm da FAPERJ), excepcionalmente neste mês, para o dia 26 de fevereiro (terça-feira da próxima semana).

Continuamos trabalhando na tentativa de antecipar essa data programada para o pagamento. Entretanto, se essa data se mantiver, os recursos financeiros deverão estar disponíveis nas contas bancárias no dia 1.º de março (sexta-feira da próxima semana).

A partir do próximo mês, espera-se que torne a existir a regularidade e previsibilidade de pagamento das bolsas junto com os salários dos servidores docentes e técnico-administrativos.

Reitoria da UERJ"

À tarde, a reitoria da instituição comunicou que o depósito dos residentes foi feito e os recursos devem estar disponíveis até terça-feira. Confira a íntegra da nota:

"Informamos que, a partir de consulta ao Sistema Integrado de Gestão Orçamentária, Financeira e Contábil do Rio de Janeiro (SIAFE-RIO), as programações de desembolso (PDs) relativas a bolsas do mês de janeiro/2019, tais como residências médica e multiprofissional, bolsas permanência, Cetreina, inclusive todas as bolsas com recursos da FAPERJ, dentre outras, e também professores contratados, foram pagas hoje (21/02). Os recursos deverão estar disponíveis em conta corrente individual até a próxima terça-feira, 26 de fevereiro, após cumprido o float bancário."

O Hospital Universitário Pedro Ernesto segue funcionando normalmente e o salário dos servidores está dentro do prazo de pagamento. Procurada, a Secretaria Estadual de Fazenda informou que o pagamento a bolsistas pelo Estado do Rio de Janeiro está previsto para a próxima terça-feira, 26 de fevereiro.

*Estagiária sob supervisão de Thiago Antunes

Você pode gostar
Comentários