Mais Lidas

Bloco do Boi anima foliões de Barra Mansa pelo 73º ano consecutivo

Tradicional agremiação reune famílias da cidade e municípios vizinhos

Por FRANCISCO EDSON ALVES

Fundado há 73 anos, o bloco de Barra Mansa ostenta bois gigantes, que "correm atrás" das crianças
Fundado há 73 anos, o bloco de Barra Mansa ostenta bois gigantes, que "correm atrás" das crianças -

Barra Mansa - Uma das agremiações mais tradicionais do interior do estado do Rio de Janeiro, o Bloco do Boi, de Barra Mansa, no Sul Fluminense, completa este ano seu 73º aniversário. Formado por moradores do bairro Roberto Silveira, o bloco costuma arrastar até 10 mil foliões pelas ruas do Centro da cidade. Hoje, entre 17h e 21h, a expectativa é a mesma, e promete se repetir até terça-feira. A concentração é no bairro, um pouco antes das 17h, e o cortejo percorre as avenidas Domingo Mariano e Joaquim Leite.

"Esse bloco é nossa paixão. Democrático e familiar, garante a festa popular dos barra-manses, de toda as idades, e que não contam mais com desfiles das escolas de samba da cidade, infelizmente", afirma o pintor Petrônio Militão Pereira, de 63 anos, que desde os 13 sai no bloco. Animado, o Bloco do Boi também atrai moradores de outros municípios próximas, como Volta Redonda e Resende.

O INÍCIO

De acordo com os moradores mais antigos do bairro Roberto Silveira, também conhecido com o Várzea das Oficinas, o bloco teve início com a brincadeira de um folião, que teria pegado a carcaça de um boi, em um matadouro que exia na Rua Major Bento, e saído pelas ruas. O inusitado "fundador" corria com a carcaça atrás das crianças. Até hoje, a tradição é matida, mas a carcaça foi substituída por alegorias coloridas com o formato de boi. "O Bloco do Boi é hoje uma espécie de Folia de Reis do Carnaval. É uma honra prestigiá-lo", diz a enfermeira Marietha Alencar da Luz, de 43 anos.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO BOI E OUTROS BLOCOS EM BARRA MANSA

Domingo (3)

Bloco Tô que Tô - 15h às 20h

Local de concentração: bairro Cotiara

Matinê Beira Rio - 13h às 21h

Local: Centro

Bloco do Boi - 17h às 21h

Local: no Roberto Silveira (Várzea da Oficina)

Segunda-feira (4)

Bloco Renascer – 15h às 21h

Local: bairro Cotiara

Matinê Beira Rio - 13h às 21h

Local: Centro

Bloco do Boi - 17h às 21h

Local: no Roberto Silveira (Várzea da Oficina)

Terça-feira (5)

Bloco Se Vira nos Trinta - 16h às 21h

Local: bairro Siderlândia

Matinê Beira Rio - 13h às 21h

Local: Centro

Bloco do Boi - 17h às 21h

Local: no Roberto Silveira (Várzea da Oficina)

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários